A partir da articulação e orientação da Emater/RS-Ascar, por meio da Unidade de Cooperativismo e do Escritório Municipal, a Prefeitura de Erechim passou a comprar alimentos da agricultura familiar também com recursos próprios, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Compra Institucional, para atendimento da alimentação escolar municipal. Pelo PAA o município adquiriu mais de R$ 1,5 milhões em alimentos da agricultura familiar em 2024, que somados aos recursos federais, no âmbito do PNAE, totalizam aproximadamente R$ 3 milhões investidos na compra de alimentos das famílias produtoras.
A experiência foi apresentada no Webinário Compras da Agricultura Familiar no Contexto da Situação de Calamidade Pública, realizado no dia 15 de julho, numa promoção da Emater/RS-Ascar, Cecane/Ufrgs e Redecoop, com apoio da Famurs e do Consea/RS. Na terça-feira (10), ocorreu o ato de entrega de certificados aos representantes da Administração Municipal que relataram a experiência no evento. Os documentos foram entregues pela gerente regional Fernanda Angonese e pelo extensionista Cleunir Augusto Paris.
Na ocasião, também foi realizado um dos encontros de articulação entre a Prefeitura, Cooperativas da agricultura Familiar e Emater/RS-Ascar, com o objetivo de acompanhar e avaliar a operacionalização das compras de alimentos da agricultura familiar, bem como equalizar o entendimento sobre aspectos legais e operacionais do PAA, Compra Institucional e do PNAE, a fim de aprimorar o processo e construir os novos editais de chamada pública visando o fornecimento de alimentos para o ano letivo de 2025.
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