23°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Sindicato Rural de Erechim se une à Associação De Olho no Material Escolar

teste
Sindicato Rural de Erechim
Por Assessoria
Foto Divulgação

Um dos pilares da atual gestão do Sindicato Rural de Erechim é contribuir para que o setor agropecuário tenha mais respaldo da sociedade em geral, em especial quando à importância do segmento para a geração de alimentos e riquezas. Além disso, é uma maneira de valorizar um dos motores da economia local e regional, que é o setor primário.

Por isso, uma das iniciativas que passou a ser pauta dentro da entidade é o trabalho da Associação De Olho no Material Escolar, entidade de atuação nacional que há dois anos tem como missão defender melhorias no material escolar, em especial no que se refere a informações que tenham o agronegócio como tema; além de fortalecer relações com crianças e adolescentes das redes pública e privada, de modo a oportunizar momentos de interação com o meio rural, com agricultores e com este contexto ligado ao setor. Desde agosto deste ano o sindicato é oficialmente associado à De Olho no Material Escolar.

– Temos uma visão muito alinhada com a associação, pois mudança de cultura e de percepção em relação ao agronegócio deve ser construída desde cedo, ainda quando crianças. Demonstrar o quanto o nosso setor pode contribuir com a sociedade em geral e o quanto isso é essencial para a vida das pessoas precisa ser uma missão de todos nós também enquanto produtores – assinala o presidente do Sindicato, Allan André Tormen, que é pecuarista de leite e sucessor na granja em que gerencia os negócios, no interior de Paulo Bento.

A professora universitária e engenheira de alimentos Clarissa Dalla Rosa, que é filha de associado e também vivencia de perto os desafios da produção rural, coordena o trabalho da associação na região de atuação do Sindicato Rural. Ela também é associada à De Olho no Material Escolar, onde percebeu um propósito a mais para contribuir com a educação e com o agronegócio de forma simultânea.

– O agronegócio e a educação são indissociáveis. A história do Brasil é ligada a esse setor produtivo. O café, a cana-de-açúcar, a soja e tantas outras culturas são também o motor da economia do nosso país. Um terço do PIB vem do agro. Quando observamos a geografia, o clima, o solo e todos os biomas, podemos ver parte deste setor. O desenvolvimento das tecnologias, das sementes, das plantas também integra o segmento. Vejo que o passado, o presente e o futuro estão interligados ao setor agropecuário e precisam e merecem ser vistos de forma séria, com base em dados científicos e não meramente opinativos. Essa é uma importante missão que estamos construindo juntos – defende Clarissa.

Esse trabalho ainda é apoiado pela Comissão Jovem do Sindicato Rural, que é coordenada pela advogada e produtora Jéssica Loch e conta com outros jovens agropecuaristas e filhos de associados ao Sindicato.

Uma das ações previstas por meio desta parceria é o projeto Vivenciando a Prática, que leva crianças e adolescentes de redes de ensino para propriedades rurais e feiras do setor, com o objetivo de conhecer de perto a realidade do campo. Este projeto já é desenvolvido em várias regiões do Brasil e conta com o apoio de empresas do setor, entidades representativas, sindicatos, federações, além de personalidades, entre elas o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas