21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Esportes

Finais do Jergs em Erechim

Partidas de futsal e basquetebol iniciaram na tarde desta quinta-feira (22) e os campeões serão conhecidos no sábado

teste
Jergs
Por Laura Coutinho - laura@jornalbomdia.com.br
Foto Laura Coutinho

Partidas de futsal e basquetebol iniciaram na tarde desta quinta-feira (22) e os campeões serão conhecidos no sábado

Desta quinta (22) até sábado (24) Erechim sedia as finais dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). São 32 escolas participantes, de todo o Estado, disputando o primeiro lugar nas modalidades de basquetebol e futsal, ambos nas categorias juvenil feminino e juvenil masculino.

Para chegar à final as equipes precisaram passar pelas disputas municipais e da área de abrangência de cada coordenadoria. As melhores equipes passaram para a fase regional, da qual quatro equipes são selecionadas em cada uma das sete regiões.

Na fase final participam além dos 28 times das regiões, quatro equipes do município sede, que neste ano de 2016 é Erechim. As partidas serão realizadas nos ginásios da Escola Professor João Germano Imlau, Colégio Marista Medianeira e das entidades Sesc e Sesi.

Esporte e educação

Considerado o maior evento esportivo e educacional do Rio Grande do Sul, o Jergs envolve mais de três mil escolas. “O esporte educacional traz diversos benefícios para os alunos e para as escolas, porque promove disciplina, trabalho em equipe e, além disso, vários alunos sonham em ter um futuro no esporte e ser um atleta, o próprio Ronaldinho Gaúcho participou dos Jergs”, relembra o assessor de esporte educacional da 33ª Coordenadoria, André Luis dos Santos Martins.

Os jogos se encontram em sua 46ª edição e existe um trabalho para a manutenção deste evento que incentiva a pratica de esportes nas escolas gaúchas. “Em função da crise que o Estado se encontra foi uma luta para demonstrar aos gestores estaduais que o Jergs é um projeto importante, pedagógico e que vai além do que ocorre dentro das quadras, e conseguimos manter os Jergs com o apoio do governo do Estado” comenta a assessora de esporte educacional da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, Danusa Zanella.

O assessor da 15ª Coordenadoria, Ilário Belle Junior, destaca a importância dos jogos em Erechim. “A última vez que Erechim foi sede de uma final dos Jergs foi em 2011, são cinco anos que não tínhamos essa movimentação expressiva na cidade. Recebemos em Erechim participantes de diferentes regiões do Estado, e é o Jergs que possibilita essa troca de experiências incríveis através do esporte” destaca o assessor.

Para o estudante e atleta de futsal do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, Allan Freitas, o Jergs é um ensinamento para a vida. “O Jergs é um incentivo a mais para se dedicar e seguir nos estudos, pois somente quem atinge a média nas disciplinas pode jogar, além disso aqui nós aprendemos a trabalhar em grupo e a lidar com as divergências, ensinamentos que fazem de nós pessoas melhores” comemora o estudante.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;