21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Festa do Frango vai premiar 10 melhores avicultores do Rio Grande do Sul

A entrevista à TV Bom Dia contou ainda com a presença do prefeito de Barão de Cotegipe, Franciel Izycki, integrante da organização, Valdecir Balestrin, departamento técnico da Aurora, Dirceu Saline, e o gerente da cooperativa Alfa, Eudes Biavatti

teste
Dirceu Saline, Eudes Biavatti
Valdecir Balestrin, Franciel Izycki, Dirceu Saline, Eudes Biavatti
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Festa do Frango vai premiar 10 melhores avicultores do Rio Grande do Sul

A 27ª edição da Festa do Frango vai premiar os 10 melhores avicultores do Estado do Rio Grande do Sul e os três melhores do município de Barão de Cotegipe. O evento é uma realização da Prefeitura de Barão de Cotegipe, em parceria com as cooperativas Alfa, Aurora, Copérdia e Copercampos e o apoio de diversas outras empresas locais e regionais.

Em entrevista à TV Bom Dia, representante da Aurora, Dirceu Saline, do departamento técnico, explica que o critério utilizado para premiar os avicultores é a conversão alimentar, o quanto o produtor gastou de ração, no ano, para produzir um quilo de frango. “Quanto menos ele gastou melhor é o lote, e a partir daí se faz o ranking e a classificação dos 10 melhores. Este ano vamos ter produtores premiados de municípios diferentes, Erechim, Ibiaça, Barra do Rio Azul, Severiano de Almeida, Cruzaltense, Aratiba e Água Santa, dos 10 melhores cinco são estreantes”, comenta Dirceu.

Ele ressalta que os avicultores premiados servem de exemplo para outros. “Muitos se espelham nestas produtividades premiadas para ir pra casa e extrair o melhor, porque a genética é a mesma pra todos, a nutrição é padronizada para todos, ou seja, a grande diferença está no manejo, no sistema que será alojado os frangos. Todos os premiados são em sistema climatizado”, explica Dirceu.

Novo sistema de produção

“Avicultura sempre se galgou em implementar tecnologias, é uma produção de carne rápida com consumo baixo de ração. De 2019 para cá, começamos a implementar um novo sistema de produção, que são os aviários climatizados, e isso vem ganhando corpo, temos 52% do frango sendo criado em galpões climatizados, com capacidade de produção ainda melhor. Estamos vivendo momento novo, com muita procura por aviários novos e a modernização daqueles que estão no sistema”, salienta Dirceu.

A avicultura vem crescendo em números, a Aurora está ampliando o frigorífico de Tapejara, e vem crescendo em produtividade. “Em Erechim abatemos uma média de 110 mil aves por dia. Em Tapejara, temos dois frigoríficos, um que abate 150 mil por dia, e outro 45 mil, que está sendo reformado e modernizado, voltará a funcionar em setembro deste ano, e vai abater 85 mil por dia. Estamos na faixa de 300 mil frangos por dia. E toda a Aurora, nas 9 unidades, abateu 341 milhões de frangos, em média 28 milhões por mês, 1,2 milhão por dia”.

Conforme Dirceu, em 2024, a Aurora abateu 161 milhões de frangos produzidos em aviário convencional, com ventilação feito por ventiladores, e 179 milhões de aviários climatizados, em que o modo de ventilação é feita por exaustor. “A diferença de conversão alimentar destes dois modelos foi de em torno de 70 gramas por quilo de frango, multiplicado por quase 3 quilos por frango. Isso dá uma economia no ano de 2059 caminhões de ração. A avicultura vai passar deste modelo convencional para o aviário climatizado em poucos anos. Nosso pagamento é 10% a mais na tabela para o aviário climatizado. Em 2024, fechamos R$ 1,57 por cabeça entregue no climatizado e R$ 1,25 convencional”, comenta ele.   

Conforme o gerente da cooperativa Alfa, Eudes Biavatti, a migração do sistema convencional para o climatizado é saudável. “A gente não quer excluir ninguém do quadro de produtor ou associado, mas buscar mais eficiência. E o produtor que está migrando para o sistema climatizado está vendo a diferença, e os outros começaram a olhar e fazer contas”, destaca Eudes.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;