A 27ª Festa do Frango, realizada na noite de sábado (25) no Povoado Sérvia, interior de Barão de Cotegipe, integrou as celebrações dos 60 anos de história do município. O evento premiou os dez melhores avicultores do Rio Grande do Sul e serviu um jantar com cardápio a base de carne de frango.
Premiação
Durante o evento, foram anunciados os melhores avicultores de 2024, associados às cooperativas Aurora Coop, Cooperalfa, Copérdia e Copercampos. Para o prefeito de Barão de Cotegipe, Franciel Izycki, a festa é uma forma de reconhecer o trabalho daqueles que contribuem para o crescimento do município.
“Essa é uma grande iniciativa do Povoado Sérvia, que começou em 1997 com a primeira edição. O município sempre foi um grande produtor do setor avícola e, quando o evento surgiu, tinha como objetivo premiar esses trabalhadores. É uma grande alegria para Barão de Cotegipe abrir suas portas e receber essas pessoas”, destacou.
Estado do Rio Grande do Sul
O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Salmo Dias, destacou a importância da atuação dos avicultores para a cadeia produtiva dos frangos para alimentação.
“Atualmente, enfrentamos o problema da sucessão familiar nas pequenas propriedades, e a produção de proteína animal tem dificuldade em aumentar sua capacidade de produção, pois os lucros estão cada vez menores. Por isso, incentivar e reconhecer aqueles que produzem é uma forma de valorizar o trabalho deles”, afirmou o secretário.
Aurora Coop
O presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, citou alguns fatores que interferem na cadeia produtiva de aves, como a livre iniciativa econômica, sanidade e produtividade. “Todo mundo enxerga a oportunidade de converter grãos em proteína animal e agregar valor. Enquanto pudermos alojar em padrões cujo consumo aconteça, estaremos navegando em águas tranquilas”, destacou.
Cooperalfa
Para o 1º vice-presidente da Cooperalfa, Cládis Jorge Furlanetto, a colaboração de diversos municípios com os produtores é um fator crucial para o desenvolvimento da região. “Este momento é de celebração para vocês, agricultores. Podemos perceber o crescimento da região e toda ela está de parabéns. A cidade é imensamente beneficiada pelo trabalho de vocês”, ressaltou Furlanetto.
Copérdia
O 2º Vice-Presidente da Copérdia, Vilmar Camillo, fez um fala direcionada aos avicultores presentes. “Todos vocês que serão premiados estão de parabéns, pois gerar um bom lote de frango não é tarefa fácil. No entanto, aqueles que fazem parte de uma cooperativa já são vencedores pelo empenho e pela qualidade do trabalho que desempenham”, destacou.
Copercampos
O presidente da Copercampos, Luiz Chiocca, conversou com os agricultores e destacou a importância do trabalho realizado, ressaltando que a premiação valoriza o empenho de todos.
Jantar
Após os pronunciamentos e o anúncio das premiações, foi servido um jantar para cerca de 1.100 pessoas, com cardápio à base de carne de frango e que foi preparado com a colaboração de 150 voluntários. O menu incluiu cappone recheado, galeto, frango xadrez, linguiça de frango, polenta recheada com frango, massa com peito de frango desfiado, arroz com batata palha e pão.
O voluntário Alcimar Pedro Marmentini, que atua na festividade desde a primeira edição, compartilha que ao longo dos anos passou a incluir sua família no trabalho. “Trabalhamos juntos e unidos para ver essa festa acontecer todos os anos. O motivo dessa festa na nossa região surgiu quando estávamos com mais de 28 aviários na localidade do Povoado Sérvia, e foi assim que a ideia da Festa do Frango foi sendo construída”, contou.
Confira a lista dos dez melhores avicultores
1º - Marcelo Henrique Narzetti – Campinas do Sul (Alfa)
2º - Loeni Fatima Munaro Ambrosio – Aratiba (Alfa)
3º - Alexandre Fábio Bagatini – Barra do Rio Azul (Copérdia)
4º - Sadi Mesavilla – Água Santa (Alfa)
5º - Darlei Libero – Aratiba (Copérdia)
6º - Claudiomir Marolli – Cruzaltense (Alfa)
7º - Cezar Luis Nespolo – Severiano de Almeida (Alfa)
8º - Orestivel Andre Strapasson – Barra do Rio Azul (Copérdia)
9º - Andrei Stefani – Ibiaçá (Copercampos)
10º - Dirceu Rampi – Erechim (Alfa)
Os três melhores avicultores de Barão de Cotegipe
1º - Idemir Antonio Consorte – (Alfa)
2º - Flavio José Roman – (Alfa)
3º - Vanderlei Angelo Dariva – (Alfa)