21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

“Paulo Bento vai ser um polo industrial, referência, na região, nos próximos anos”

Afirmação é do prefeito, Evandro Barato, em entrevista à TV Bom Dia que quer fazer um governo com muito diálogo e transparência, gerando alternativas no campo e ampliando o parque fabril no município

teste
Prefeito Evandro Barato
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Ígor Dalla Rosa Müller / TV Bom Dia

O Jornal Bom Dia está realizando uma série de entrevistas com os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (AMUNOR). Desta vez, o jornal conversou com o prefeito de Paulo Bento, Evandro Barato, eleito pela primeira vez para o mandato 2025-2028. Ele falou sobre gestão pública, novos projetos e desafios do município.

Desafios

“Pra nós está sendo um desafio muito grande, um aprendizado. Fizemos uma reformulação administrativa, estrutural, e isso, no começo, gera bastante desconforto, mas estamos dialogando, com muita calma e tranquilidade, conduzindo bem este processo”, comenta o prefeito.

Ele afirma que a questão financeira é o maior desafio. “Pegamos uma prefeitura com muitos vícios políticos e administrativos, práticas não recomendadas, e estamos fazendo o contraponto a tudo isso, mas não é do dia pra noite que vamos conseguir mudar tudo.  Com o tempo, vamos colocar o nosso método de trabalho e administração e, logo ali na frente, vamos ter resultados”, afirma Evandro.

O prefeito, Evandro Barato, ressalta que o principal entrave de Paulo Bento, hoje, é financeiro. “Recebemos a prefeitura com R$ 45 mil em caixa, estamos recebendo protestos para pagar, alguns até bizarros. Estamos tendo até dificuldades de crédito junto às empresas para conseguir comprar material de consumo. Tivemos que fazer todo um trabalho com a equipe de administração, vice-prefeito, para conseguir crédito nas empresas, o que dificultou muito este começo de mandato”, observa o prefeito.

Indústria

“Graças à nossa localização geográfica e logística temos este diferencial dos outros municípios da região, inclusive, com ligação asfáltica. A indústria é forte no nosso município, liderada pelo Grupo Ouro Verde e Claramax e empresas menores, que prestam serviços para eles”, comenta ele.

Evandro ressalta que a atual administração vai focar muito na industrialização de Paulo Bento. “Queremos ampliar os números de empresas, nos próximos quatro anos. Vamos anunciar um grande investimento de uma empresa de Erechim, que vai se instalar no município e que vai gerar mais empregos, renda, retorno de ICMS, enfim, bons resultados. Já temos outras empresas interessadas em se instalar ao longo da ERS 211, estamos vendo a respeito de terraplanagens e auxílios para elas virem para nosso município. Paulo Bento vai ser um polo industrial, referência, nos próximos anos, na região”, destaca o prefeito.  

AMAU

“A AMAU vem desempenhando um papel fundamental, nestes últimos anos, ela está empenhada em pautas regionais, que é o que realmente importa. Cada município tem as suas demandas, mas as pautas regionais são necessárias, porque 32 municípios unidos têm força e os resultados estão acontecendo”, afirma Evandro.

Fusão

“A aproximação do PSD com o PSDB é uma discussão que vem há bastante tempo dentro do colegiado. Eu vejo com bons olhos, tem a questão nacional que interfere bastante, mas o nosso engajamento é que, sim, seja feita esta fusão entre o PSD e PSDB. O PSD cresceu muito no país, mas aqui no RS ainda não conseguiu deslanchar. Tem muitos debates ainda pela frente, mas acho que a fusão vai acontecer”.

Agricultura

Segundo o prefeito Evandro, o município de Paulo Bento tem 478 quilômetros de estradas vicinais. “É muita estrada para arrumar.  A agricultura é o nosso carro-chefe, sempre vamos dar destaque para esta área. O nosso agricultor é qualificado, sabe trabalhar e quer estrada boa, saúde de qualidade, internet, o mínimo de conforto. Avançamos bastante, mas o principal foco é desenvolver um programa de auxílio para o agricultor que quiser implantar novos aviários”, afirma.     

Êxodo rural

“A nossa preocupação é o êxodo rural, a saída do jovem do campo para a cidade, isso vem de décadas, mas precisamos dar condições para ele ficar lá e que consiga melhorar de vida, cada vez mais. E isso se faz mostrando pro jovem que pode ganhar mais financeiramente no campo do que vindo para a cidade, que ele pode ter a família dele lá, ter as mesmas coisas da cidade no campo, e pra isso o Poder Público tem que participar, incentivar e mostrar os caminhos”, enfatiza o prefeito.

Alternativas

Outra preocupação na agricultura é com a produção de soja, milho, feijão, trigo, que acontecem somente uma vez por ano. “O clima está muito instável, estamos passando por um período de estiagem, aí ficamos vulneráveis e dependentes de uma só safra agrícola. Então, tendo outros segmentos conseguiremos manter mais os jovens no campo, e um deles é a instalação de aviários. Esse é um dos nossos projetos na agricultura, além de manutenção de estradas, infraestrutura. Queremos também asfaltar alguns trechos que ligam as comunidades, para dar melhor acessibilidade para estas comunidades”, disse Evandro.

Diálogo

“Optamos por fazer um mandato com diálogo, muita conversa e transparência. Estamos sempre à disposição da comunidade”, finaliza o prefeito.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas