21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Gestão vai focar em educação, saúde, infraestrutura e geração de empregos

O prefeito de Erebango, Valmor Tomelero, eleito para o quarto mandato, na gestão 2025-2028, em entrevista à TV Bom Dia, ressalta que o seu governo será marcado por investimentos

teste
Prefeito Valmor Tomelero
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Ígor Dalla Rosa Müller / TV Bom Dia

O Jornal Bom Dia está realizando uma série de entrevistas com os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (AMUNOR). Desta vez, o jornal conversou com o prefeito de Erebango, Valmor Tomelero, eleito para o quarto mandato, gestão 2025-2028, que falou sobre gestão pública, desafios, qual será os projetos prioritários do seu governo.

Administração

“A cada eleição as necessidades do município vão sendo modificadas, porque se avança em ações, cumprindo demandas de algumas áreas e, consequentemente, abrindo necessidades maiores. O administrador não consegue fazer nada sozinho, é preciso fazer visitas, conversar com lideranças. O apoio político de deputados, da Câmara de Vereadores, dos funcionários, é essencial, senão, sozinho, você é mais um dentro do município. No momento que se elege tem que trabalhar para todo município, não só para aqueles que votaram em ti”, comenta o prefeito.

O prefeito ressalta que os pequenos municípios têm enormes dificuldades de receita e muitas necessidades para serem atendidas. “Aí nós escolhemos algumas e vamos trabalhar nelas”, afirma o prefeito.

Eventos climáticos

Com relação aos eventos climáticos, o prefeito Tomelero observa que é necessário aprender a conviver com as intempéries e criar soluções. “É preciso construir ações no município para que isto seja minimizado, ter estrutura para proteção contra enchentes, para conservação das estradas para ter trânsito livre, ter a capacidade de transporte, de locomoção das pessoas. E numa estiagem, além de fazer ações de proteção das águas, que é muito importante, também tentar atender a todos, principalmente, no interior, com redes de águas comunitárias. Ao longo destas administrações procuramos fazer isso. Estamos quase cobrindo todo o interior, com redes de água”, explica ele.

E paralelo a estas ações, o prefeito afirma que a prefeitura tem que trabalhar em parceria com os produtores rurais, para que as culturas também sofram menos problemas. “Nós temos que incentivar a conservação de solo, a questão de fertilidade, enfim, a proteção do solo, assistência técnica”.

Agrícola

“Erebango produz soja, tem avicultura, um grupo grande de aviários para a produção de ovos férteis. Depois vem o leite, milho, trigo, enfim, e a erva-mate, que já está deixando de ser uma das atividades de destaque no município e está dando espaço para os cereais e se concentrando em pequenas áreas, mesmo com a tecnificação. A erva-mate está migrando para municípios ou para áreas onde tem mais dificuldade de introduzir atividade agrícola de cultivo de cereais”, explica ele.

Saúde

Os municípios são obrigados a investir 25% em educação e 15% em saúde. “Nós estamos trabalhando entre 21%, 22% e 23% do orçamento com saúde. Estamos trabalhando para atender na nossa Unidade Básica de Saúde o máximo de casos, e melhorar o atendimento da nossa população. Estamos começando práticas integrativas, prevenção. É interesse desta administração melhorar e ampliar os investimentos nesta área para que possamos atender a nossa população com mais qualidade no local”.

Educação

Conforme o prefeito, o objetivo é estruturar a equipe, melhorar a qualificação dos professores e que a educação tenha mais resultados, mais qualidade. “Estamos fazendo investimentos na ampliação da creche municipal e queremos transformar ela numa escola de Ensino Fundamental, para que a gente possa fazer as primeiras séries iniciais ali neste espaço”, afirma.

A proposta é também fazer investimentos em quadras de esporte, nas salas de aula, deixar este ambiente climatizado, com mais qualidade. “Tudo isso para melhorar as condições dos professores e do ensino, ampliando os nossos níveis de educação”, comenta.

Empresarial

Segundo o prefeito Tomelero, a administração pública procurou fazer mais com menos, dando incentivo às empresas para geração de emprego, assim como a qualificação profissional. “Para que possamos colocá-los no mercado de trabalho. Apoiar aquela camada da nossa população mais pobre para que ela seja menos dependente dos serviços sociais, tanto do município, como do Estado ou da União, e tenha mais qualidade de vida. Esse tipo de preocupação é que vamos ter ao longo desta administração”, observa.

Ele destaca que o município vai fazer investimentos em infraestrutura para ter estradas de qualidade, ruas limpas, pontes seguras. “Tudo isso a gente tem que estar preparado, para que a nossa comunidade tenha capacidade de investir, gerar riqueza e transformar isso em receita, em serviços. Ao longo desta administração, vamos adquirir uma área para colocar à disposição da nossa população e construir um tipo de Distrito Industrial, e apoiar pequenas e médias empresas”, comenta o prefeito.

AMAU

Ele afirma que os municípios já estão trabalhando juntos na Amau para buscar recursos e desenvolver a região. “Com este tipo de trabalho, a gente vai avançar muito”, disse.

Reformas

Uma preocupação do prefeito é como a reforma tributária vai impactar nos pequenos municípios. “Ainda não está bem claro como é que nós vamos ficar neste bolo. No momento, as reformas diminuem, infelizmente. Temos preocupação porque somos produtores de matéria-prima. Temos que trabalhar para que os municípios cresçam. Se nós podemos dividir isso e segurar a nossa população, vamos trabalhar para que tenhamos qualidade de vida lá nas nossas comunidades, nos pequenos municípios. E, aí, nós teremos menos problemas nas cidades maiores”, ressalta o prefeito.  

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas