No dia 9 de abril, às 19 horas, a Casa da Memória Unimed Federação/RS será palco do lançamento do E-book Liberação, acompanhado de uma palestra sobre os desdobramentos do Holocausto e a jornada do jornalista Salus Loch por cinco campos de concentração nazistas na Europa, nos meses de janeiro e fevereiro de 2025. A atividade contará com presenças de especialistas e lideranças da comunidade judaica a fim de promover uma reflexão sobre memória, presente e futuro.
2,2 mil km percorridos
Coordenador da Casa da Memória e estudioso do Holocausto há mais de uma década, Salus Loch, com uma vida profissional intensa em Erechim até se transferir para Porto Alegre, percorreu 2,2 mil quilômetros a fim de visitar os campos de Auschwitz-Birkenau (Polônia), Plaszow (Polônia), Mauthausen (Áustria), Terezin (República Tcheca) e Dachau (Alemanha).
Projeto Liberação
Sua viagem integrou o projeto Liberação, série produzida pelo Museu do Holocausto em parceria com o Instituto ISPO, que marca os 80 anos da liberação desses locais pelas tropas aliadas. Em Auschwitz-Birkenau — onde foi o único jornalista brasileiro credenciado para a cerimônia oficial do octogésimo aniversário — registrou relatos e imagens que compõem o e-book homônimo a ser lançado no evento.
Participações de peso
O encontro reunirá lideranças e especialistas que discutirão temas como a importância da preservação da memória histórica e o papel da literatura na construção de consciência social. Veja as presenças já confirmadas:
Carlos Reiss: coordenador do Museu do Holocausto de Curitiba e referência em educação memorial;
Daniela Russowsky Raad: presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul;
Nilton Wainer: presidente do Instituto Cultural Marc Chagall;
Nilson Luiz May: presidente da Unimed Federação/RS.
Apresentação em Erechim
A obra digital combina relatos jornalísticos com fotografias inéditas dos campos. Segundo Loch, o objetivo é "humanizar histórias frequentemente reduzidas a números frios". O acesso ao livro será disponibilizado gratuitamente aos participantes após o evento. O jornalista revela que pretende apresentar esse trabalho em Erechim, após o lançamento em Porto Alegre, faltando alguns detalhes para o anúncio oficial.