21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Bairros

Parque Redenção: avanços e demandas para resolver

Presidente da Associação dos Moradores, Silvia Andréa Fortes, reconhece melhorias, mas bairro requer atenção do Poder Público, na saúde, trânsito e recolhimento de lixo

teste
Cruzamento com muitos acidentes
Comerciante e moradora há 23 anos no local, Rosanete Bonatto
Sinalização provisória
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Ígor Dalla Rosa Müller

Nesta 10ª matéria da série de reportagens, o Jornal Bom Dia conversou com a representante da Associação de Moradores do Bairro Parque Redenção, com o objetivo de mostrar o que a comunidade mais precisa e, assim, dar voz às reivindicações e percepções daqueles que vivem o dia a dia no bairro.

Para Rosanete Bonatto, comerciante e moradora há 23 anos no local, pioneira no bairro, as melhorias no acesso ficaram muito boas. “Porque era uma rua muito estreita, com fluxo muito grande. Era difícil até sair da garagem com o carro. Agora, com o Parque Arvoredo, até aumentou o movimento de carros, mas a rua está larga. Precisávamos de um local assim no bairro, porque não tínhamos nada para fazer, é um espaço que ficou ótimo. Morar, aqui, no Redenção é muito bom, tem um povo bem trabalhador”, ressalta. Ela acrescenta, com relação à saúde, que a reclamação no posto é a falta de médicos.  

Associação

A Redação do Jornal Bom Dia entrou em contato com a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Parque Redenção, Silvia Andréa Fortes, que repassou informações importantes sobre o desenvolvimento do bairro e as demandas que ainda necessitam de atenção por parte do Poder Público.

Infraestrutura

“Destacamos como melhoria, significativa, o asfaltamento das ruas Romilda Carraro e João Caruso, beneficiando, diretamente, o bairro Redenção, além de empresas, comércios e bairros vizinhos”, ressalta a presidente da associação.

Ela acrescenta, entretanto, “que a retirada dos postes que, anteriormente, obstruíam a rua, exige, agora, uma ação urgente de sinalização viária, com a devida pintura das faixas de divisão, garantindo segurança a motoristas e pedestres”. Na quinta-feira (15), à tarde, ocorreu um acidente de trânsito na entrada do bairro, e, segundo moradores, os acidentes são recorrentes, também, na outra extremidade, no cruzamento das ruas doutor João Caruso, com a Casemiro Giacomoni e Silvestre Chiarello.    

De acordo com Sílvia, outro ponto crítico é a obstrução dos passeios públicos nestas ruas, que precisam de fiscalização. “Hoje, estas ruas se encontram ocupadas por árvores, materiais de construção, madeiras e demais obstáculos, inviabilizando a circulação de pedestres. Considerando o grande fluxo de veículos, é fundamental que esta situação seja resolvida com prioridade”, afirma a representante do bairro.

Unidade Básica de Saúde do Bairro Atlântico

Segundo Sílvia, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Atlântico atende também a comunidade do Bairro Parque Redenção. “Ela passou por melhorias estruturais e isso é conquista importante, resultado de reivindicações conjuntas de diversos bairros da região. No entanto, ainda carece de especialidades médicas e de ampliação no número de fichas disponíveis, considerando que a região abrange uma população superior a 20 mil habitantes”, observa ela.

Coleta de Lixo

De acordo com Sílvia, o problema da falta de recolhimento do lixo tem ocorrido com frequência no bairro. “A associação tem comunicado, prontamente, o Poder Público sempre que estas situações são verificadas. Apesar de compreendermos que a empresa responsável pelo serviço possui limitações operacionais, é inadmissível que o problema persista sem uma solução definitiva”, ressalta a represente do bairro.

Abastecimento de água e sistema de esgoto

Sílvia afirma que o abastecimento de água tem sido irregular e instável, afetando diretamente os moradores. “Além disso, a recente substituição dos medidores de consumo de água gerou estranheza, porque muitos moradores relataram duplicação ou até triplicação do valor das contas, sem justificativa plausível. Diante disso, fica a dúvida se os medidores antigos apresentavam erros ou os novos dispositivos estão programados inadequadamente”, questiona.

Apoio institucional e representatividade

Por fim, a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Parque Redenção ressalta que é filiada à União das Associações de Moradores de Erechim (UAME), entidade-mãe que tem prestado fundamental apoio técnico e documental para a entidade. “Está fortalecendo nossa legitimidade na representação dos interesses do bairro”, afirma.

Fundação e evento tradicional

De acordo com Silvia, o Bairro Parque Redenção completará 27 anos de criação, no dia 23 de setembro. “A data será marcada por reflexões e comemorações, destacando o crescimento da comunidade e os avanços conquistados ao longo dos anos”, comenta.

Ela comenta que o evento mais tradicional do Bairro Parque Redenção é a Festa do Suíno que é realizada, anualmente, no mês de fevereiro. “Em 2026, ocorrerá a 18ª edição da festividade, consolidando-se como um importante momento de confraternização entre os moradores e de valorização da cultura local.

Matéria nos bairros

A proposta destas matérias é mostrar a realidade local pelo olhar de quem vive o dia a dia nos bairros do município, os dias bons e ruins, problemas e soluções, retrocessos e avanços, e, para isso, nada melhor do que ouvir os moradores da comunidade.

O município de Erechim é formado, atualmente, por 58 bairros que se expandiram nos últimos anos, horizontalmente, em todas as direções da cidade, descentralizando o crescimento urbano e o desenvolvimento econômico.

Ao mesmo tempo, este processo exige maior presença da administração pública e investimentos, permanentes, em infraestrutura, iluminação pública, abastecimento de água, luz, coleta de esgoto, calçamento, transporte público, segurança e áreas de lazer, para proporcionar as condições mínimas para a população viver bem nos bairros.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;