21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Maio Laranja: Entre Rios do Sul promove teatro educativo sobre prevenção ao abuso infantil

Espetáculo "O Silêncio de Aninha" sensibiliza alunos e comunidade sobre a importância da escuta, da denúncia e do apoio às vítimas

teste
Entre Rios do Sul promoveu a peça "O Silêncio de Aninha" como parte da campanha Maio Laranja
O teatro sensibilizou crianças e comunidade sobre a importância de combater o abuso infantil
A iniciativa destacou o papel da arte na educação e reforçou o compromisso municipal com a proteção
Por Assessoria
Foto lillicontefotografia

Em uma iniciativa que uniu emoção, conscientização e arte, o Governo Municipal de Entre Rios do Sul, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Cidadania e Assistência Social e o COMDICA, promoveu uma importante ação alusiva ao Maio Laranja, mês de prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Dentro das programações dos 37 anos de emancipação do município, foi apresentada no dia 23 de maio, em dois horários (10h e 15h), a peça teatral "O Silêncio de Aninha", encenada pela companhia Menegazzo Teatro, de Casca/RS.

O espetáculo foi destinado aos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Risinho, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Réus e Escola Estadual de Educação Básica Barragem do Rio Passo Fundo. A trama gira em torno de Aninha, uma menina vítima de abuso sexual que guarda o segredo, enfrentando o sofrimento e a perda da inocência. Com sensibilidade, o teatro abordou temas delicados de forma acessível, ressaltando a importância da escuta, da denúncia e do apoio às vítimas.

A peça destaca como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social, alcançando públicos diversos — crianças, adolescentes, educadores, famílias e toda a comunidade —, reforçando o papel coletivo na proteção da infância.

Para a secretária de Educação e Cultura, Ieda Argenta Udiarte, "Foi um momento de grande aprendizado e reflexão. Acreditamos que a educação também passa pela conscientização sobre os direitos das nossas crianças."

Já a secretária de Cidadania e Assistência Social, Rosmari Milani, afirmou: "A prevenção é o caminho. Precisamos falar sobre esse tema com coragem, empatia e responsabilidade."

A ação reforça o compromisso do município com a promoção de uma infância segura, protegida e livre de violência. O silêncio precisa ser quebrado — e, com a força da arte, Entre Rios do Sul deu mais um passo nessa missão.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;