O Procon de Erechim e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Comarca de Erechim (CEJUSC) estão intensificando a parceria em iniciativas de enfrentamento ao superendividamento. Na última semana, a diretora do Procon, Roseli Battisti, recebeu a técnica judiciária Aline Raquel Tonetto Grimm para tratar do tema e alinhar estratégias conjuntas.
Entenda o que é superendividamento
Segundo a Lei nº 14.181/2021, o superendividamento ocorre quando uma pessoa física, agindo com boa-fé, não consegue mais arcar com o pagamento de suas dívidas atuais e futuras, comprometendo o que se chama de mínimo existencial.
Esse mínimo representa a parcela da renda do consumidor que deve ser preservada para garantir uma vida digna — ou seja, o valor que resta após o pagamento das despesas básicas. Não há um valor fixo definido por lei, sendo necessário avaliar cada caso individualmente.
Quando a lei não se aplica
Nem todas as situações de inadimplência se enquadram como superendividamento. A legislação exclui os seguintes casos:
- Dívidas contraídas de má-fé ou com intenção deliberada de não pagar;
- Aquisição de bens ou serviços de luxo ou de alto valor;
- Dívidas oriundas de financiamento imobiliário;
- Pensão alimentícia;
- Créditos rurais.
O Código de Defesa do Consumidor também garante o direito de acesso à cópia de qualquer contrato firmado.
Onde buscar ajuda?
A diretora Roseli Battisti esclarece que o Procon de Erechim está à disposição para orientar a população. “A solicitação de abertura de um processo de superendividamento pode ser feita diretamente no CEJUSC ou por meio judicial, com o apoio de um advogado. Também é possível procurar o Procon para informações e encaminhamentos”, explica.
O Procon de Erechim, vinculado à Secretaria Municipal de Gestão e Governança, atende de forma presencial na Rua Itália, 135 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, sem fechar ao meio-dia. O telefone para contato é (54) 3520-7089. Também é possível registrar demandas pelo site oficial ou pelo aplicativo SysCidadão.
Para dar entrada em um pré-processo de superendividamento (sem custos), o cidadão pode procurar o CEJUSC, localizado junto ao Fórum de Erechim, ou entrar em contato pelo telefone (54) 99600-9250.