Getúlio Vargas será sede, mais uma vez, de um dos mais relevantes encontros educacionais da região: o 29º Fórum Municipal de Educação, 26º Fórum Regional de Educação e 25º Fórum Nacional de Educação, que acontecerá de 23 a 25 de julho de 2025, no auditório da UNIDEAU. O evento é uma realização da Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), com apoio de diversas instituições de ensino e entidades educacionais.
Com o tema “Inovação e Inclusão: perspectivas e desafios educacionais contemporâneos”, o evento tem como objetivo promover a formação continuada e reflexiva de profissionais da educação, propondo novos olhares sobre práticas pedagógicas, metodologias ativas e o resgate de valores que, embora atemporais, foram sendo deixados de lado.
A programação contempla conferências, oficinas pedagógicas, simpósios temáticos e momentos culturais, reunindo nomes de destaque da educação e da saúde, como o professor doutor, Ricardo Mariz, a professora doutora, Maria Beatriz Moreira Luce, e o médico neurologista, Ricardo Lorenzato Bortoluz.
“Mais do que discutir tecnologia, queremos refletir sobre inovação enquanto atitude: rever o que se fazia bem, resgatar práticas que acolhem e educam para a vida”, explica a secretária municipal de Educação de Getúlio Vargas, professora doutoura, Luciane Spanhol Bordignon, que também coordena o evento.
TRÊS DIAS DE IMERSÃO EM SABERES E FAZERES
A cerimônia de abertura oficial está marcada para a manhã do dia 23 de julho, com a conferência de abertura com o professor doutor, Ricardo Mariz, que abordará os desafios e possibilidades da inovação e inclusão na educação contemporânea. À tarde, ocorre o lançamento oficial da Revista Saberes e Fazeres Educativos, seguido de simpósios.
No dia 24 de julho, oficinas pedagógicas e, o dia 25, será dedicado a duas grandes conferências: pela manhã, o médico neurologista, Ricardo Lorenzato Bortoluz, falará sobre autismo e inclusão; à tarde, a Profª Dra. Maria Beatriz Moreira Luce discorrerá sobre educação, ciência e a realização do humano. Ao longo dos três dias, o Fórum também contará com momentos culturais, valorizando a arte como expressão formativa e integradora.
FORMAÇÃO COM FOCO HUMANO
Com um público-alvo que inclui professores, gestores, alunos de graduação e pós-graduação, além de lideranças sociais, o Fórum busca fortalecer redes de diálogo entre instituições de ensino, fomentar a colaboração entre pares e incentivar a revisão crítica de práticas tradicionais, valorizando aquilo que realmente faz diferença na formação dos sujeitos.
Inscrições
As inscrições são realizadas exclusivamente online, com valor individual de R$ 100,00, ou R$ 80,00 para grupos com 10 ou mais participantes, até o dia 17 de julho. O pagamento é via chave Pix: pedagogico@smecd.pmgv.rs.gov.br.
“A educação que transforma é aquela que escuta, que acolhe, que ousa inovar sem abandonar o essencial. Este Fórum é um convite para isso”, resume a comissão organizadora, composta por representantes da SMECD, UNIDEAU, URI Erechim, UPF, IFRS, UFFS, CME e NIAE.
Mais informações
Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Getúlio Vargas (www.pmgv.rs.gov.br) ou pelo WhatsApp (54) 99983-2078.