21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Unimed Erechim destaca transformação de processos e uso de inteligência artificial no CITECS 2025

teste
Evento aconteceu no Salão de Atos da URI Erechim
Congresso foi promovido pela área de engenharias da URI Erechim
Evento reuniu universidade, setor produtivo, governo e sociedade civil
Mesa-redonda mediada pelo professor Cássio Baratieri reuniu representantes de diferentes setores
Estudante de Engenharia de Produção e colaborador da Unimed Erechim, Felipe Stefanoski
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

A CEO do Hospital e Serviços Próprios Unimed Erechim, Alessandra Sonda, destacou a necessidade de transformação de processos e implementação de novas tecnologias durante o Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (CITECS 2025), realizado na quarta-feira (3), no Salão de Atos da URI Erechim.

Segundo ela, a velocidade das mudanças no setor da saúde exige respostas rápidas e eficientes. “Precisamos cada vez mais aprimorar os processos, ganhar eficiência, para sermos mais ágeis e resolutivos”, afirmou.

O congresso, promovido pela área de engenharias da URI com apoio dos programas de pós-graduação e do Centro de Inovação Uritech, reuniu universidade, setor produtivo, governo e sociedade civil para debater tendências em inovação e sustentabilidade.

Na palestra de abertura, o professor José Mario Vicensi Grzybowski (UFFS) relacionou inteligência artificial, dados e sustentabilidade, apontando caminhos que envolvem planejamento urbano, preservação de ecossistemas e novos materiais.

A mesa-redonda mediada pelo professor Cássio Baratieri reuniu representantes de diferentes setores. O secretário de Meio Ambiente de Erechim, Cristiano Moreira, citou projetos municipais como o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais e a criação de novos parques.

Do setor produtivo, Rafael Pazza, da Cercena, apresentou iniciativas de economia circular que reaproveitam 98% dos resíduos de areia, enquanto Daiana Marcon, do Grupo Vega, destacou práticas sustentáveis ligadas à produção de sementes e ao comitê ESG da empresa. Já Alessandro Emílio Valmórbida, da Construtora Viero, abordou o uso da inteligência artificial na gestão e no design da construção civil.

Representando a saúde, Alessandra Sonda relembrou que o Hospital Unimed nasceu em 2017 e hoje aposta fortemente em inovação: “Não podemos medir o futuro com a régua do passado. Cada ano em que deixamos de implementar novas tecnologias representa um atraso de até sete anos. Por isso estamos implantando seis inteligências artificiais em nossos processos, voltadas à segurança da informação, à experiência do paciente e à retaguarda médica”.

O estudante de Engenharia de Produção e colaborador da Unimed Erechim, Felipe Stefanoski, também ressaltou a importância do debate: “Na Unimed, a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade são fortemente cultivadas. A Engenharia de Produção conecta-se diretamente a esse ambiente ao fornecer metodologias para otimizar processos, reduzir desperdícios e aumentar a eficiência operacional”.

O CITECS 2025 segue até sexta-feira, 5, com programação voltada a temas de inovação, sustentabilidade e transformação digital.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;