22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Quatro Irmãos poderá ter internet de fibra ótica em 2017

teste
Lideranças do município na audiência com os executivos da Creral
Por Redação
Foto Divulgação

Uma reunião realizada nesta quinta-feira (8) no plenário da Câmara de Vereadores de Quatro Irmãos, tratou da implantação da internet de fibra ótica no município, se possível, ainda no próximo ano. Participaram do debate o prefeito Adilson De Valle e secretários; presidentes de conselhos (Consepro e Comude); vereadores e representantes do setor empresarial rural e urbano, e os representantes da empresa que oferece essa tecnologia e já está atuando na região.

Por cerca de uma hora, o diretor da Creral Edilson Guzzo e o gerente administrativo Lenilson Moroso apresentaram as exigências mínimas para instalação de uma central na cidade, em condições de emitir sinal para um raio de 20 km.

A empresa de Erechim é conhecida pela atividade no fornecimento de energia elétrica, atuando também no mercado de fibra ótica, tendo projetos nos municípios de Erebango, Ipiranga do Sul e Campinas do Sul. Isso contribui para o objetivo do município e setores da iniciativa privada, por ser Quatro Irmãos, vizinho de todos eles.

Internet a cabo de fibra ótica é a garantia da rapidez de acesso a diversos serviços, com a qualidade oferecida nas grandes cidades.

O prefeito Adilson De Valle demonstrou o desejo de ver essa tecnologia à disposição dos moradores do município o mais rápido possível. Os representantes da Creral explicaram que a exigência mínima é de 100 pontos de consumo na cidade e um determinado no interior. O valor médio da compra de cada ponto é R$ 2 mil, mas existem planos variados de pagamento, para quem estiver interessado em ter esse serviço. Os associados da Creral têm desconto de R$ 500.

Ao final do encontro os diretores da Creral passaram a prefeitura para acessar a dados cadastrais e dar início na elaboração do projeto. O diretor Edilson Guzzo explica que não é difícil trazer o serviço para Quatro Irmãos. “Um fator importante é o desejo do consumidor em ter acesso à internet via cabo de fibra ótica, um serviço seguro, rápido e que não está sujeito a estresses nas precipitações climáticas”.

Antonio Cesar Dalla Rosa, do Consepro (Conselho Pró-Segurança Pública), cita como principal fator a velocidade na informação, enquanto o presidente do Sindicato Rural de Erechim, João Picoli, destacou o fator segurança que a internet pode oferecer no meio rural.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas