18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Formandos de Direito da URI promovem seminário

teste
Seminário foi sobre a ética na prática das profissões jurídicas
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Acadêmicos formandos do Curso de Direito da URI Erechim promoveram um seminário sobre a ética na prática das profissões jurídicas. Os debates ocorreram nos dias 06, 13 e 20 de junho, dentro da disciplina de Ética Geral e Profissional, ministrada pela professora Giana Liza Zanardo Sartori. As ações foram planejadas e executadas conjuntamente entre a professora e os alunos desde o início do semestre.

Os objetivos da atividade foram: estudar a ética nas profissões jurídicas, ouvir e debater com profissionais convidados as questões mais importantes sobre a ética das profissões jurídicas.

No dia 06 de junho, o seminário contou com a presença da Juíza Leiga em Viadutos, Maria Aparecida Cavalheiro Baldissera; e as integrantes do Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho da Unimed Erechim, Jaqueline Buaes Graeff, Cristina Castro, Simonia Rodrigues e Angélica Beazi.

No dia 13 de junho, participaram do evento outros profissionais, contemplando mais algumas áreas de atuação jurídica: a Procuradora do Estado, Michele Beux; o advogado Gilson Machado, Assessor Jurídico da URI; e o Oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Aratiba, Erik Müller.

Na última etapa do seminário, no dia 20 de junho, estiveram presentes o Cap. Altemar Dutra, da Brigada Militar de Erechim; o policial civil Cassiano Estevam, e o Promotor de Justiça da Comarca de Erechim, Daniel Fernandes.

Nos três encontros, os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência significativa. Os conhecimentos apresentados pelos palestrantes, desde as normas éticas de suas profissões até os depoimentos de vida e exemplos práticos, incluindo casos que enfrentam no dia a dia da profissão, foi de grande valia. Todos destacaram que a ética profissional não se dissocia da ética pessoal e que respeito e responsabilidade são norteadores da atuação de cada pessoa ao exercerem suas profissões. As normas de conduta são importantes, mas elas precisam ser colocadas em prática sempre, salientaram os convidados.

Os alunos, por sua vez, foram participativos, demonstrando interesse e motivando o debate, com questionamentos pertinentes, de forma comprometida e responsável. Atividades como o Seminário de Ética, diz promovem a formação humana e técnico profissional dos universitários, fortalecendo os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e cumprindo com a missão que o Curso de Direito da URI desenvolve junto a sua comunidade e região.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas