Quem é Este?
Depois de passarem pelo terror de quase naufragar no mar e observarem a tranquilidade de Jesus para acalmar a tempestade com sua palavra, os discípulos perguntaram: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8:27).
A pergunta deles merece resposta. Quem teria poder para repreender os ventos e acalmar o mar? Esse milagre foi mais uma demonstração do poder divino de Jesus, o Criador e Sustentador do Universo (Hebreus 1:1-3).
Ao ver esse milagre de Jesus, é provável que aqueles discípulos tenham pensado nas palavras do Antigo Testamento, talvez o conforto do Salmo 46:
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.
Portanto, não temeremos, ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes estremeçam.
Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada. Deus a ajudará desde o romper da manhã.
Bramam nações, reinos se abalam. Deus faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Venham contemplar as obras do Senhor, que tem feito desolações na terra. Ele faz cessar as guerras até os confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.
Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.”
Ou, pode ser que se lembraram das palavras de outro Salmo:
“Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações.
Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram.
Então se alegraram com a calmaria; e, assim, os levou ao porto desejado.
Que eles deem graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!” (Salmo 107:28-31).
A divindade de Jesus ficou evidente por suas obras. Ele merece a adoração das suas criaturas. Mas há outra mensagem nesse exemplo no mar e nas palavras dos Salmos. Encontramos em Jesus o refúgio, a proteção. Ele é o Salvador que oferece descanso aos angustiados: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma” (Mateus 11:28-29).
Quem pode acalmar as tempestades da nossa vida? Jesus.