Nesta segunda, usando o espaço do Tribuna Livre, o presidente do Instituto Erechinense de Previdência (IEP), Renato Toso, prestou contas do mesmo aos vereadores e comunidade presente.
Toso abriu os trabalhos destacando que, conforme o Art. 40 da Constituição Federal, aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público dos servidores efetivos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.
Entre os benefícios concedidos estão a aposentadoria, auxílio doença (superior a 15 dias), salário maternidade, salário família, auxílio-reclusão e pensão por morte.
Desde que foram iniciados os trabalhos, já ocorreram 46 aposentadorias por tempo de contribuição, 11 por idade, 01 por invalidez, 02 por morte, 216 auxílios doença, 67 salário família e 84 salário maternidade. Com relação aos recursos, hoje o IEP possui em caixa R$ 37.682.258.83.
“Atualmente, apenas os juros são suficientes para custear o pagamento da folha mensal de aposentadoria dos aposentados e pensionistas. Somente no mês de julho deste ano foi obtido, em juros sobre aplicações, o valor de R$ 567.290,98. Projeção de R$ 3,6 milhões no ano de 2017”, finaliza.