Durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Erechim, realizada na segunda-feira (25), os parlamentares aprovaram por unanimidade, o envio de votos de congratulações à Escola de Educação Básica da URI de Erechim. A proposição dos vereadores, Alderi Oldra (PT) e Gilson Serafin (PSD), busca homenagear a escola pela comemoração aos 40 anos de história educacional e pela importância da instituição no desenvolvimento social, econômico e educacional de Erechim e região do Alto Uruguai.
De acordo com os parlamentares, a escola tem como missão assegurar um ensino de qualidade, formando cidadãos críticos, conscientes e participativos, capazes de interagir e intervir na realidade. Além de ser espaço de conhecimento, cultura, pesquisa e criatividade, onde o aperfeiçoamento constante favoreça o aprimoramento da formação pedagógica e técnico-científica, de forma a responder às necessidades emergentes da sociedade.
“A escola dá ênfase especial aos valores e atitudes universais, destacando-se a fé, a esperança, a solidariedade, a competência, a liberdade com responsabilidade, a coerência, o respeito, a honestidade, a dignidade e a justiça. Também são trabalhadas disciplina, compromisso ético, humildade, amor, perseverança, companheirismo e cooperação”, pontuaram.
Para os vereadores, dentre os principais objetivos, a escola procura levar o aluno a compreender-se como sujeito autônomo, participativo, possuidor de direitos e deveres políticos, civis e sociais, que repudia injustiças, discriminações, respeita e faz-se respeitar, exerce a cidadania e a democracia.