21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Agricultor é homenageado em nome de rua em Erechim

Augusto David Pasquali morreu em Erechim aos 87 anos

teste
Outuibro.jpg
Por Assessoria de imprensa
Foto Carlos Silveira

A Câmara de Vereadores de Erechim, aprovou na noite da última segunda-feira (16), proposta do vereador Sérgio Alves Bento (PT), que instituí "Rua Augusto David Pasquali - Agricultor ", artéria localizada no Loteamento Fiebig II e III, paralela à Rua Fernando Testa, localizada no Bairro Novo Atlântico.

 Augusto David Pasquali era descendente de imigrantes italianos. Nasceu no dia 26 de julho de 1909 no atual município de Veranópolis, que na época levava o nome de Alfredo Chaves. Ainda na infância, ajudava a família nos trabalhos ligados a agricultura. Aos 18 anos transferiu residência, juntamente com os pais e irmãos, para a localidade do KM 10, Povoado Argenta na cidade de Erechim, onde se firmou e escreveu a maior parte de sua história. Como a maioria dos imigrantes Italianos, o oficio deixado pelos seus progenitores foi a agricultura, e assim, viveu e sustentou a si e posteriormente a sua família.

 No ano de 1945 casou-se com a jovem, Luiza Pallaro (26). Da união matrimonial nasceram oito filhos: Neiva, Orlei (in memorian), Alida, Lourdes, Leonilda, Terezinha (in memorian), Saulle e Sergio.

“Criaram seus filhos com grande dificuldade, porém sempre dando muito amor ensinaram o valor da convivência em sociedade e as tradições da época, e principalmente o respeito ao próximo e o amor a Deus. Teve uma vida sofrida, de poucos recursos, enfrentaram muitas doenças na família, mas nada que o fizesse esmorecer e perder a confiança e a servidão", destacou o orador durante a votação do projeto de lei.

 Sérgio Alves Bento, relatou que o homenageado ajudou na Comunidade Nossa Senhora do Pedancino, onde estava inserido. Foi voluntário, também, nos trabalhos em prol da construção do Seminário de Fátima e da Igreja Matriz São José, atual Catedral São José, pois na época eram requisitadas pessoas das comunidades para execução das obras. "Muitas vezes deixava seu próprio trabalho aos cuidados dos filhos para que pudesse estar servindo aos demais", ressaltou o parlamentar.

No ano de 1976 mudou-se do interior do Povoado Argenta para a cidade de Erechim, residindo no Bairro Bela Vista, onde até hoje residem filhos, genros e noras, netos e bisnetos. Em 1978 e 1987 sofreu duas grandes perdas. A esposa Luiza e filho Orlei, ambos acometidos por diversas doenças,

"Faleceu no dia 08 de julho de 1996, com 87 anos, deixando um legado imenso, não material, pois não teve muitas condições financeiras, mas sim, o maior legado que uma pessoa pode ter, de amor a família, e ajuda ao próximo, exemplo a ser seguido, que orgulha até hoje amigos, vizinhos e principalmente até a quarta geração de sua família, que se mantém unida, sempre buscando o bem comum onde vivem", finalizou o proponente da homenagem.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;