12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Patologia: diagnóstico precoce é decisivo

O médico patologista Clóvis Klock afirma que a patologia vem evoluindo muito possibilitando melhores resultados no tratamento

teste
médicos4.JPG
Por Izabel Seehaber
Foto Izabel Seehaber

A especialidade de patologia torna o profissional médico responsável pelo diagnóstico microscópico das doenças, sendo que o paciente realiza uma cirurgia ou uma biópsia e esse material é enviado para o especialista e através da transformação desse material em uma lâmina, o médico examina com um microscópio e fornece o diagnóstico ao paciente.

O médico patologista de Erechim, Clóvis Klock atua na área desde 2001. Conforme o especialista, a área da patologia vem evoluindo muito nos últimos 20 anos e isso trouxe a incorporação de várias técnicas, especialmente da patologia molecular e a imuno-histoquímica que são modernas e integram a chamada medicina personalizada. “Antigamente o paciente com câncer, por exemplo, tinha um diagnóstico e com base nisso, o médico definia o tratamento ou a cirurgia. Atualmente, através dos exames que estão à disposição da comunidade regional e de Santa Catarina conseguimos ir além do tumor, obter informações sobre o prognóstico, se vai ou não gerar metástases e qual o tratamento é mais efetivo”, explica, citando que há várias modalidades, além da quimioterapia, incluindo a imunoterapia pela qual é possível uma sobrevida maior. “Há casos em que é possível aumentar a sobrevida de oito meses para quatro anos e esses exames são feitos em Erechim”, ressalta.

A importância

Segundo o médico, o diagnóstico precoce é um fator decisivo para a efetividade da cura de um paciente. Um exemplo são os casos de câncer de mama. “Quando diagnosticado precocemente, é possível atingir 100% de cura. O tumor para atingir um centímetro geralmente irá demorar muitos anos, por isso a necessidade da mamografia anual para pacientes acima de 40 anos. Pacientes de risco devem começar a partir dos 35 anos”, acrescenta.

Alerta sobre mitos

O especialista reforça que é fundamental a atenção sobre informações que circulam na internet, pois há muitos mitos, tais como os riscos a partir da mamografia, as curas espetaculares, e informações que o tratamento não pode ser feito. “As pessoas devem procurar os médicos especialistas para poder conduzir um tratamento de maneira correta, e, nesse sentido, o diagnóstico precoce é um fator imprescindível. O preventivo da mulher também é importante. No caso dos homens, deve ocorrer a procura pelo especialista”, pontua.

Dados que preocupam

Durante a entrevista o patologista comenta que hoje em dia são observados muitos casos mais severos no que se refere a diagnósticos e que estão relacionados com o Sistema Único de Saúde. “Os problemas dos governos, em todas as esferas, podem causar impactos nos pacientes que dependem do sistema público. Há muitos casos de câncer em estágio avançado que estão retornando. Estamos preocupados, fizemos esse alerta ao Ministério da Saúde, contudo, a saúde não está na pauta dos governantes”, declara.

Sobre a data

"A data é importante, pois enquanto médicos devemos sempre pensar nos nossos princípios e oferecer aos pacientes as oportunidades de buscar a cura ou possibilitar mais conforto. Ter esse compromisso e mostrar que eles são a razão de estarmos atuando como médicos".

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas