Euro R$ 3,85 Dólar R$ 3,26

Publicidade

Saúde

Entrevista: Erechim conta com médica alergista e imunologista

Por Da Redação - jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Najaska Martins

Doutora Daniele de Sena Brisotto fala da importância da especialidade

Habilitada a tratar diversos tipos de alergia, desde quadros cutâneos até doenças respiratórios, a médica alergista e imunologista Dra. Daniele de Sena Brisotto atende em Erechim, na Avenida Tiradentes, número 40, Edifício Fratelli, sala 602. Reconhecida pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, ela destacou a importância da especialidade. Saiba mais sobre o tema na entrevista:

Jornal Bom Dia: Qual a sua formação?

Dra. Daniele: Sou formada pela Universidade de Passo Fundo e realizei especialização de dois anos pelo Hospital do Servidor Público do estado de São Paulo (HSPE). O HSPE contribuiu muito para minha formação pois é um dos serviços mais antigos de alergia e imunologia do Brasil e é formado por médicos e mestres renomados com grande experiência. Neste serviço se realizam inúmeros testes alérgicos todos os dias. Diariamente realizávamos visita hospitalar em pacientes internados com suspeita de reações graves a medicamentos.

BD: Qual a importância do médico alergista e imunologista?

Dra. Daniele: O médico alergista e imunologista está habilitado a tratar vários tipos de alergias, desde quadros cutâneos até doenças respiratórias. Em conjunto, paciente e médico fazem um trabalho tal qual de um investigador, através de uma história minuciosa para detectar os possíveis fatores causais da alergia (alimentos, medicamentos e outros). O especialista desta área é o único devidamente treinado para realizar os testes alérgicos que envolvem desde testes cutâneos com alimentos, ácaros da poeira, gramíneas, fungos, insetos, látex, substâncias (componentes de cosméticos, esmaltes, maquiagens, tintas para cabelo, entre outros), até testes de provocação com medicações como, por exemplo:  anti-inflamatórios, antibióticos, anestésicos, contrastes iodados, entre outros.

BD: Que público abrange?

Dra. Daniele: Adultos, crianças e idosos.

BD: Quais as principais doenças tratadas pelo alergista e imunologista?

Dra. Daniele: Alergias respiratórias como asma, rinite, alergia ocular, dermatite atópica, dermatite de contato, alergia a insetos, alergia a látex, alergia a alimentos, alergia a medicamentos, imunodeficiências (alterações no sistema imune) que, em geral, causam infecções recorrentes principalmente em pacientes mais jovens. Lesões de pele como urticária e angioedema também são investigados pelo alergista.

BD: Qual o benefício dos testes alérgicos?

Dra. Daniele: Os testes alérgicos, aliado a história do paciente, exame físico e exames de laboratório, ajudam a elucidar qual o componente está causando a alergia e com isso fica mais fácil direcionar o paciente ao tratamento adequado.

BD: Qual o benefício de um alergista e imunologista para Erechim e região?

Dra. Daniela: O benefício ao paciente é enorme, pois muitos pacientes ficam sem diagnóstico e outros recorrem a cidades vizinhas para receberem o tratamento adequado.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas