Euro R$ 3,85 Dólar R$ 3,26

Publicidade

Saúde

Moderno procedimento é realizado no Hospital Santa Mônica

Por Izabel Seehaber
Foto Divulgação/ Dilson - Stampha

Na semana passada foi realizada no Hospital Santa Mônica de Erechim, uma cirurgia da ATM (Articulação temporomandibular) com uso de âncora (Discopexia). A finalidade foi realizar a reposição do disco articular de uma paciente que também apresentava oclusão dentária.

A cirurgia foi realizada pelo ortodontista Rogério Soliman juntamente com o doutor em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, Guilherme Omizzolo e o doutorando Roberto Zanin.
Conforme os médicos, a paciente, uma senhora com mais de 50 anos, apresentava dores de cabeça, "click" ao abrir e fechar a boca, dificuldade em abrir e fechar a boca e dor no pescoço. 
Segundo Dr. Rogério, antes do procedimento foi realizado um estudo para avaliar a paciente. Foram solicitados exames como tomografia e ressonância, os quais forneceram mais subsídios para o estudo do caso. 
O procedimento durou em torno de duas horas e obteve sucesso. "A avaliação foi muito positiva, sendo que foram identificados vários tecidos inflamatórios", comentou o ortodontista.
De acordo com o Dr. Guilherme, ao todo já foram realizadas 233 cirurgias e até o momento com 100% de sucesso.  
Os especialistas destacam que, com o tempo, caso não for solucionado o problema, podem ocorrer várias complicações. "Há pacientes dos nove aos 60 anos que podem apresentar o problema e muitas vezes procuram vários médicos e não conseguem descobrir a doença. As vezes as dores estão mascaradas, pois o organismo está tentando se defender, diminuindo a potência muscular, forçando músculos de forma inadequada", explica Dr. Rogério, enfatizando ainda, que é importante a atualização constante dos profissionais de odontologia, os quais dispõem de recursos tecnológicos para obter um diagnóstico mais preciso e propiciar um tratamento coerente aos pacientes.
 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas