24°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Iradir Pietroski deve assumir o comando do TCE

Solenidade de votação e posse ocorre na segunda-feira (18) na sede do Tribunal de Contas em Porto Alegre

teste
editada Iradir.jpg
Por Karine Heller - jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

O conselheiro Iradir Pietroski deve ser empossado como o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE). A solenidade ocorre na próxima segunda-feira (18), às 11h, durante sessão especial no auditório Romildo Bolzan do Palácio Flores da Cunha, na sede do TCE em Porto Alegre. Pietroski irá suceder o conselheiro Marco Peixoto na presidência da corte.
De acordo com a assessoria de comunicação do TCE, a escolha de Pietroski é resultado de um consenso entre os conselheiros do Tribunal, conforme acordo de sucessão previsível. Porém, como a votação ocorre no mesmo dia da posse, o nome do novo presidente do TCE só será confirmado oficialmente pela corte, após apuração dos votos durante a sessão. Pietroski, se eleito, ficará no cargo pelo período de dois anos. "Seguindo a tradição do Tribunal de Contas do Estado, de rodízio por antiguidade, os conselheiros deverão indicar para a presidência o conselheiro Iradir Pietroski. Pelo mesmo critério, o conselheiro Estilac Xavier será o novo vice-presidente".
Para Pietroski, as ações do TCE são de suma importância para que a instituição possa servir cada vez mais à sociedade de forma eficiente, efetiva e transparente. "O Tribunal de Contas é um aliado da sociedade e dos poderes públicos. No estado democrático de direito que vivemos é da maior importância o controle das contas públicas para resguardar a existência e manutenção dos poderes públicos, e garantir os direitos fundamentais dos cidadãos. Daí a importância do TCE, para assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos em defesa da sociedade, com a finalidade de preservar a moralidade da administração pública", disse.
"O TCE tem uma visão voltada à orientação, qualificação e contribuição no sentido de que os agentes políticos e os públicos possam ser especialmente prevenidos, para que as iniciativas funcionem. O erro administrativo é muito caro para o Estado, para os municípios e, consequentemente, para a população. A prevenção do erro e um melhor planejamento contribuirão para que todos os cidadãos sejam beneficiados", salientou Pietroski.
Os prefeitos da região do Alto Uruguai irão participar da solenidade, juntamente com o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin.

Trajetória
Conselheiro do Tribunal de Contas do RS desde 2010, Pietroski iniciou sua trajetória política, na Câmara de Vereadores de Erval Grande pelo então MDB, quando tinha 21 anos, em 1977. Foi, mais tarde, prefeito daquele município, presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), da Comissão de Agricultura da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), gerente da Corlac em Erechim, chegando a secretário de Estado do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, em 1997, e deputado estadual pelo PTB, por cinco legislaturas consecutivas.
Como deputado, foi líder de bancada por nove anos e líder partidário por dois anos, tendo integrado várias comissões parlamentares. De 2005 a 2006, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa, o que lhe deu oportunidade de assumir o governo do Estado interinamente.

Publicidade

Blog dos Colunistas