Na próxima segunda-feira (18), a Câmara de Vereadores de Erechim realiza a última sessão ordinária de 2017. Além da apreciação de 26 matérias, entre elas seis projetos de lei do Executivo, haverá a eleição da mesa diretora da casa para o ano de 2018.
De acordo com informações da secretaria geral do Legislativo, até ontem (15) somente uma chapa estava inscrita para a eleição, que será através do voto aberto. Porém, as inscrições para as chapas podem ser realizadas até dez minutos antes da sessão de segunda-feira, que tem início previsto para às 19h.
A chapa já inscrita tem como presidente o vereador Rafael Ayub (PMDB), vice-presidente Ilgue Rossetto (PV), primeiro secretário Alessandro Dal Zotto (PSB) e segunda secretária Sandra Picoli (PCdoB).
Sessão extraordinária
Segundo o atual vice-presidente da casa, Rafael Ayub, para que todas as demandas do Legislativo sejam votadas pelos parlamentares em 2017, deverá ocorrer uma sessão extraordinária prevista incialmente para a próxima quarta-feira (20). "Além dos projetos que estão na pauta de segunda, temos mais de dez projetos do Legislativo, além dos projetos que o Executivo ainda irá encaminhar para votação neste ano. Com isso nenhuma matéria ficará pendente na pauta das sessões da Câmara de Vereadores", explicou o parlamentar.
Recesso parlamentar
Conforme ato da atual mesa diretora da Câmara de Vereadores, o Legislativo erechinense entra em recesso parlamentar a partir do dia 19 de dezembro. O documento, assinado pelo atual presidente, Alessandro Dal Zotto, especifica o perídio de 19 a 31 de dezembro, onde o expediente da casa será em regime de turno único, com horário de atendimento à população das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.
Porém, conforme explicou Rafael Ayub, o recesso parlamentar deve seguir até 19 de fevereiro de 2018. "Esse ato da mesa diretora assinado pelo atual presidente é respectivo a legislatura do ano, mas com a eleição da nova mesa diretora, é provável que esse período do recesso parlamentar seja estendido até fevereiro", declarou Ayub.
Avaliação do ano
O atual vice-presidente e provável futuro presidente do Legislativo, Rafael Ayub avalia positivamente as ações da Câmara de Vereadores neste ano de 2017. "Esse foi ano de muito aprendizado e de renovação no parlamento, com dez novos vereadores eleitos para o primeiro mandato. Acredito, na minha avaliação, que realizamos um bom trabalho durante o ano e, apesar da maioria no Legislativo ser oposição ao governo, apreciamos e votamos todos os projetos encaminhados pela prefeitura, sendo rejeitada somente uma matéria do Executivo. Para a apreciação dos projetos levamos sempre em conta a qualidade das ações para o município e para a população de Erechim. Independente de sermos oposição, bons projetos, voltados a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sempre terão parecer favorável do Legislativo erechinense, independente de partido político. Além disso, estabelecemos um bom relacionamento com o Executivo e, através do diálogo, buscamos trabalhar de forma harmônica para o desenvolvimento socioeconômico de Erechim", finalizou Ayub.