Na manhã desta quarta-feira feira (20) a empresa vencedora da licitação do estacionamento rotativo, Consórcio Stacione Rotativo Ltda de Lageado (RS), realizou mais uma etapa do processo licitatório em Erechim. O teste prático com os parquímetros, inicialmente marcado para às 9h, teve um atraso de mais de uma hora, em razão da empresa ter optado por apresentar um audiovisual, antes a atividade prática, para a comissão técnica da prefeitura.
Fato curioso é que no momento agendado para o teste, vereadores da base aliada e secretários de governo aguardavam os integrantes da empresa na primeira quadra da Avenida Mauricio Cardoso, não tendo sido informados da mudança no protocolo da manhã. Depois da correria e de informações desencontradas, a empresa apresentou um audiovisual, no salão nobre da prefeitura, na presença do prefeito, Luiz Francisco Schmidt, do vice-prefeito, Marcos Lando, secretários de governo, comissão técnica e vereadores.
Em seguida, o consultor técnico da Stacione, Rafael Valdenir da Rosa, conduziu os testes práticos, acompanhado por integrantes da empresa, pela comissão técnica da prefeitura, secretários, agentes de trânsito, vereadores e imprensa. De acordo com o consultor, a solução tecnológica ofertada pela empresa integra o que há de mais moderno em ferramentas para gestão de estacionamento rotativo público.
"Fornecer diversas ferramentas para aquisição de tickets e recargas é umas das principais características do sistema, possibilitando a aquisição antecipada através de cadastro prévio de créditos para ativação através de celular, débito automático, parquímetros, além da tradicional aquisição nos pontos de venda. Ainda, destaque para o pagamento inédito no País com cartões de crédito e débito", explicou Rafael.
Comercialização dos tickets
Os equipamentos utilizados na comercialização dos tickets serão os parquímetros, pontos de venda, aplicativo e monitores. "O sistema de Erechim irá oferecer um número maior de possibilidade de compra de ticket, desde parquímetros até diretamente com os monitores na rua.
Fiscalização em tempo real
"Com todas essas modalidades para regularização das vagas do estacionamento, a fiscalização será muito mais efetiva, pois teremos também veículos equipados com câmeras, que farão a fiscalização que identifica a placa do veículo, além de monitores que estarão digitando as placas, proporcionando controle da fiscalização em tempo real", declarou o consultor técnico.
Parquímetros
De acordo com o proprietário da Stacione, Felipe Roso, serão instalados cerca de 50 parquímetros para a exploração de três mil vagas de estacionamento. A notificação será responsabilidade da empresa. Já a fiscalização e aplicação das penalidades previstas pelo estacionamento irregular, será através da Diretoria de Trânsito. "A Stacione somente notifica. A multa de trânsito é responsabilidade do poder Executivo", afirmou.
Sistema online integrado
O empresário também destacou que haverá um sistema online integrado com a prefeitura. "Dentro da empresa terá uma televisão com o mapa das ruas e o mesmo mapa ficará disponível para a prefeitura. Tudo que estiver acontecendo nas vias e logradouros poderá ser visto simultaneamente pela Stacione e pela prefeitura. Se tiver um veículo irregular irá aparecer tanto no sistema na empresa, como na prefeitura, então a Diretoria de Trânsito poderá ir lá e multar aqueles veículos que estão irregulares", finalizou o proprietário da Stacione.
Assinatura do contrato
O resultado dos testes com a Stacione deve ser divulgado pela prefeitura nos próximos dias e, a assinatura do contrato no valor de R$ 63 milhões, considerando como parâmetro a operação de três mil vagas rotativas, deverá acontecer na primeira semana de 2018, ainda sem data definida. A partir da assinatura, a empresa terá 90 dias para concluir o processo de implantação de controle das vagas de estacionamento em Erechim, o que deve ocorrer até o final de março de 2018.
Horários
O estacionamento pago, nas áreas delimitadas, será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Valores
As áreas para estacionamento tarifado serão classificadas em zona azul e zona verde. A zona azul, com duas mil vagas, terá tarifa de R$ 2,00 por hora e quando fracionado R$ 0,50 por 15 minutos. Já na zona verde, com mil vagas, a tarifa será de R$ 1,00 por hora e quando fracionado R$ 0,25 por 15 minutos. As motos estão isentas da cobrança do estacionamento, desde que estacionadas em locais devidamente sinalizados.