21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Governo vai repassar R$ 100 milhões à saúde dos municípios

Relação das cidades e dos hospitais contemplados pela medida não foi divulgada

teste
santa terezinha.jpg
Por Karine Heller - jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Arquivo BD

De acordo com a assessoria de comunicação do governo do Rio Grande do Sul, o Estado efetua, a partir desta quinta-feira (28), um repasse de R$ 100 milhões para a área da saúde. A decisão foi confirmada à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na quarta-feira (27).
Os valores, segundo o governo, vão amenizar o déficit de caixa dos municípios e dizem respeito à dívida que o Estado tem com prefeituras e hospitais filantrópicos, públicos e Santas Casas.

Dívida superior a R$ 500 milhões
"Hoje, o RS tem uma dívida com os municípios superior a R$ 500 milhões. Deste valor, R$ 210 milhões são relativos aos anos de 2013 e 2014. Nossa prioridade é quitar os débitos contraídos entre os anos de 2015 e 2017. Evidente que o Estado gostaria de repassar um montante superior, no entanto, a absoluta falta de recursos nos impede de pagar uma parcela maior da dívida", explicou o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, que conduziu as negociações nos últimos dias.
Metade dos R$ 100 milhões será repassada aos municípios. A outra parcela será destinada ao pagamento de hospitais e fornecedores. A expectativa, segundo o secretário-adjunto da Saúde, Francisco Paz, é equacionar o restante da dívida no decorrer de 2018.

Região na expectativa
Conforme a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a relação dos municípios e hospitais da região que podem ser contemplados pela medida, não foi oficializada. "Acredito que os municípios da nossa região serão contemplados, inclusive Erechim. Porém, como não fomos comunicados oficialmente, não temos ainda como confirmar a relação das cidades, nem os valores respectivos a nossa área de abrangência. Esperamos, nos próximos dias, termos o comunicado oficial em mãos para devidamente informar à população", declarou o coordenador, José da Cruz.

Sem informações
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Estado e com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde, para obter a relação das cidades e casas de saúde contempladas, bem como o valor respectivamente destinado. Segundo informações, a listagem dos municípios e hospitais não foi disponibilizada, já que os pagamentos iniciaram ontem (28) e não devem ser finalizados neste ano. Segundo a Secretaria da Saúde, ainda não é possível ter acesso à relação, pois os trâmites de pagamento estão à cargo da área técnica.

Santa Terezinha tem R$ 6 milhões a receber do Estado
Conforme o diretor executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Hélio José Bianchi, o Estado tem uma dívida com a instituição de cerca de R$ 6 milhões. O diretor executivo também não soube afirmar se a FHSTE será contemplada nesse repasse de R$ 100 milhões. "Ainda não temos a confirmação oficial do governo do Estado. Além disso, neste mês não recebemos nenhum repasse do Rio Grande do Sul. Temos R$ 6 milhões para receber, porém só vamos contar com esse recurso quando o dinheiro entrar na conta do hospital. Vale destacar que sem essa verba não teremos como pagar as contas", frisou Hélio Bianchi.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;