Apesar das incertezas do ano que se encerra, a população de Erechim inicia 2018 com uma boa notícia. A empresa vencedora da licitação do estacionamento rotativo, Consórcio Stacione Rotativo Ltda de Lageado (RS), foi aprovada na fase de testes realizada no dia 20 de dezembro, cumprindo, com isso, mais uma etapa do processo licitatório.
De acordo com a Divisão de Licitações da prefeitura de Erechim, o consórcio foi aprovado pela comissão do Executivo municipal e, para concretizar o fato, com a assinatura do contrato, falta somente a formalização, por parte da Stacione, do CPNJ do consórcio, devidamente registrado, específico para este certame.
A expectativa, é que o contrato, no valor de R$ 63 milhões, considerando como parâmetro a operação de três mil vagas rotativas, seja assinado nos primeiros dias de 2018. A partir da assinatura, a empresa terá 90 dias para concluir o processo de implantação de controle das vagas de estacionamento em Erechim, o que deve ocorrer até o final de março de 2018.
O proprietário da Stacione, Felipe Roso, comemorou o resultado dos testes. "Sabemos que esta é uma demanda urgente para Erechim. Estamos muito satisfeitos com a aprovação na fase dos testes e já encaminhamos a formalização do CNPJ do consórcio. Assim que o tivermos devidamente registrado, o contrato será assinado e, em no máximo 90 dias após a assinatura, a cidade de Erechim contará com o sistema de controle de vagas implantado", declarou o empresário.
Tecnologia empregada
Segundo a Stacione, os usuários do rotativo terão diversas ferramentas para aquisição dos tickets e para recarga. Além do parquímetro, que aceitará moedas e cartão de crédito e débito, haverá comercialização por aplicativo de celular, pontos de venda e, com os monitores, que também terão equipamento para aceitar a compra com cartão de débito e crédito.
Em tempo real
A plataforma a ser aplicada em Erechim, prevê gestão, comercialização e fiscalização de todo o processo. O sistema permite o controle em tempo real da comercialização, com gestão e administração completa dos pontos de venda, parquímetros, monitores e aplicativos, com acompanhamento pela administração municipal, que terá acesso a estes dados, por meio de um sistema integrado. Com o monitoramento online, a fiscalização será mais efetiva com aviso de irregularidades, validação de e-tickets, emissão de advertências e consulta de veículos. Para a fiscalização, também será utilizada um veículo equipado com câmeras que identificará a placa dos veículos em tempo real.
Em se tratando de gestão, a administração municipal terá acesso às informações como arrecadação, ocupação de vagas, pagamento e rastreamento da fiscalização dos monitores.
Parquímetros com energia solar
Os parquímetros que serão instalados na zona azul e na zona verde, não necessitam de ligação elétrica. Desse modo, não serão utilizados fios e nem há a necessidade de danificar as calçadas para a sua instalação. Cada equipamento fixo, tem uma célula solar que alimenta de forma automática os parquímetros, que é o que há de mais moderno em ferramentas para gestão de estacionamento rotativo público.
Horários
O estacionamento pago, nas áreas delimitadas, será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Valores
As áreas para estacionamento tarifado serão classificadas em zona azul e zona verde. A zona azul, com duas mil vagas, terá tarifa de R$ 2,00 por hora e quando fracionado R$ 0,50 por 15 minutos. Já na zona verde, com mil vagas, a tarifa será de R$ 1,00 por hora e quando fracionado R$ 0,25 por 15 minutos. As motos estão isentas da cobrança do estacionamento, desde que estacionadas em locais devidamente sinalizados.