A Secretaria da Saúde do Estado repassa, entre terça (30) e quarta-feira (31), R$ 176 milhões à área hospitalar. Com este valor, de acordo com o governo do RS, serão quitadas todas as pendências com as instituições que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). Somados aos pagamentos anteriores, feitos ainda neste mês, de R$ 142 milhões, dos quais R$ 85 milhões são recursos federais e R$ 57 milhões, do Tesouro do Estado, o Estado vai repassar um total de R$ 318 milhões aos hospitais filantrópicos e santas casas.
O pagamento foi divulgado na sexta-feira (26) pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Segundo Gabbardo a próxima etapa será encontrar uma solução para o pagamento das dívidas com os municípios.
Erechim tem mais de R$ 3,3 milhões a receber
De acordo com o secretário da Fazenda de Erechim, Roberto Fabiabi, o município ainda tem mais de R$ 3,3 milhões para receber do governo do Estado. “Conforme declarou o secretário Gabbardo, agora o RS irá buscar uma resolutividade para a dívida com os municípios. Apesar de ainda não termos uma previsão, esperamos que esta questão seja resolvida o quanto antes para que não tenhamos prejuízos no atendimento à saúde da população”, declarou o titular da pasta da Fazenda.
Em relação aos aportes do município para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), o secretário Fabiani lembrou dos R$ 3 milhões que foram aprovados neste mês para o hospital. “Até o momento repassamos R$ 1 milhão, mas com a aprovação pelo Legislativo teremos mais R$ 2 milhões de recursos que podem ser aportados para o Hospital Santa Terezinha”, relatou Fabiani.
Santa Terezinha deve receber R$ 4,8 milhões
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, anunciou a autorização de R$ 3,2 milhões em recursos para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, que estavam pendentes, e mais R$ 1,6 milhão do mês de dezembro de 2017. Ao todo, são R$ 4,8 milhões que devem entrar nos cofres da casa de saúde nos próximos dias.
Para o diretor administrativo da FHSTE, Márcio Antunes Pires, com esse valor, a casa de saúde respira com mais alívio. “Esse recurso devido ao hospital era exatamente aquilo que o Santa Terezinha precisava para fechar as contas. Apesar de não termos recebido ainda, acredito que até o final de janeiro tenhamos o dinheiro na conta para podermos quitar os nossos débitos”, disse o diretor administrativo.
Lideranças unidas pelo Santa Terezinha
Na última semana a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) realizou uma assembleia extraordinária para debater a situação financeira do Santa Terezinha. O presidente da Amau, Beto Bordin, destacou o empenho e a mobilização dos prefeitos da região para debater e cobrar do governo do Estado esta dívida na área da Saúde e também os recursos atrasados dos municípios. “Recebemos a informação do pagamento, agradecemos o esforço de todos, mas vamos manter o diálogo para o pagamento com os municípios. Agradeço ao presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Salmo Dias de Oliveira e o deputado estadual, Gilberto Capoani (MDB) que nos auxiliaram para cobrar agilidade do governo”, disse Beto Bordin.
Na ocasião, o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt falou da preocupação com a dívida do Estado com a instituição, que presta serviços aos municípios da região. A partir da reunião, os prefeitos encaminharam uma audiência com o governo do RS.
Ainda, em reunião realizada com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, o deputado estadual, Gilberto Capoani confirmou o pagamento de R$ 4,8 milhões para o hospital. Segundo o deputado, a liberação dos recursos contou também com a participação direta da presidente do MDB de Erechim, Ana Oliveira, do atual presidente da Amau, Beto Bordin, do prefeito de Ponte Preta e futuro presidente da Amau, Ademir Márcio Sakrezenski e dos demais prefeitos da região do Alto Uruguai gaúcho.
Para Capoani, é preciso unir esforços e atuar com liderança e força política para tratar das demandas dos municípios do Alto Uruguai gaúcho. “Precisamos atuar com mobilização política, agilizando o atendimento das demandas essenciais para a população. Somente através de muito trabalho é que conseguiremos trazer as soluções para os problemas enfrentados pelas cidades da nossa região”, declarou Gilberto Capoani.