Publicidade

Economia

Comitê em prol do desenvolvimento de Erechim

Os quatro eixos principais de ação são formados pelas áreas de educação empreendedora, desburocratização e simplificação, inovação e tecnologia, agronegócio e turismo

“Para cada eixo temos coordenadores de trabalho e um plano de ação”, afirma Silvana
“Estamos conscientes da nossa missão, mas principalmente, da importância de trabalharmos em conjunto
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Ígor Dalla Rosa Müller

O Comitê de Governança Empreendedora de Erechim apresentou o plano de ações na tarde desta segunda-feira (22) no Blue Open Hotel. Os principais eixos de atuação do comitê contemplam as áreas de educação empreendedora, desburocratização, inovação e tecnologia, e agronegócio e turismo. O grupo vai pensar estratégias para o desenvolvimento e o futuro de Erechim.

Segundo a gerente regional do Sebrae Norte, Silvana Berguemaier, o Comitê de Governança Empreendedora de Erechim envolve lideranças do município, representantes da iniciativa privada, poder público e universidades. “Disponibilizamos uma capacitação para essas lideranças no sentido de prepará-las para pensar e discutir ações estratégicas de desenvolvimento para o município”, afirma.

Silvana observa que o terceiro encontro realizado hoje (22) foi para finalizar o trabalho de formação do comitê de empreendedorismo, que fará a elaboração de ações estratégicas para o município. “À tarde apresentamos os eixos de trabalho priorizados pelos componentes desses grupos para o desenvolvimento do município de Erechim”, comenta.

Segundo Silvana, os quatro eixos são formados pela área de educação empreendedora, desburocratização e simplificação, inovação e tecnologia, e agronegócio e turismo. “Para cada eixo temos coordenadores de trabalho e um plano de ação, que será desmembrado em atividades envolvendo outras pessoas que não participaram da capacitação, mas que possam vir a colaborar nesse processo”, destaca.

A gerente regional comenta que o comitê será presidido por Eduardo Predebon representando o Instituto Federal de Erechim (Ifrs) e Agência de Desenvolvimento, o vice-presidente Julio Brancher representando a URI Erechim e o Credenor.

“A ideia é que esse comitê venha definir ações estratégicas para o desenvolvimento do município e que seja um grupo pensante capaz de mapear possíveis melhorias no ambiente para as microempresas e possam implementar algumas atividades em parceria com as instituições locais para aperfeiçoamento desse ambiente”, observa.

Conforme Silvana, vai se buscar avanços na desburocratização, iniciativas de inovação, fortalecimento do agronegócio e turismo, bem como, a educação empreendedora. “O que queremos para o Erechim do futuro? Que semente queremos plantar na cabeça das crianças para o futuro do município?”, questiona.

Consultor

O consultor Adilson Santos ressalta que o comitê irá atuar no município de Erechim com vistas à promoção do desenvolvimento do município. “O foco de atuação é no empreendedorismo, que a gente consiga melhorar o ambiente de negócios para que mais pessoas empreendam. Assim vai ter geração de emprego, renda, multiplicação de riquezas e, por conta disso, conseguir que as pessoas tenham melhoria na qualidade de vida”, enfatiza. Adilson destaca que a capacitação reuniu 24 lideranças do município, que “estão sensibilizadas e mobilizadas para voluntariamente atuar em ações que contribuam para o desenvolvimento de Erechim”.  

Presidente

O presidente Eduardo Predebon, enfatiza que o comitê é fundamental para o desenvolvimento de Erechim.  “Esperamos que com a reunião de todas as lideranças das instituições de educação, todos empresários locais e, principalmente, com a colaboração do governo municipal possamos trazer um novo alento para todo município de Erechim”, observa.

“Estamos conscientes da nossa missão, mas principalmente, da importância de trabalharmos em conjunto pelo progresso de Erechim”, afirma. Eduardo enfatiza que a avaliação inicial é muito positiva, com muito trabalho construtivo. “E o que é mais importante, o desenvolvimento de um consenso entre todas as lideranças nas ações futuras”, salienta.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas