19°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Unimed Erechim engajada ao Programa Doador Fiel

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro

teste
Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Erechim também engajou-se à ação alusiva ao Dia Nacional do
Dra. Carolina Fusinato Molin
Dra. Adriana Zardo João
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Doar Sangue é um gesto simples, tranquilo e seguro. A Unimed Erechim tem em sua essência cuidar das pessoas. Desde 2013, a Federação Unimed/RS através do Instituto Unimed RS promove o Programa de Doação de Sangue – Doador Fiel. A proposta tem como foco a adesão de colaboradores, cooperados a fazerem a doação de sangue de forma regular.

O Programa define como doador a pessoa que apresenta as condições de saúde indicadas para a doação contínua de sangue. O Programa valoriza ainda o influenciador, pessoa que por alguma razão, alheia à sua vontade, não pode doar sangue, mas pode estimular amigos e familiares a fazerem. Se cada cidadão saudável doar pelo menos duas vezes por ano não seriam mais necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoque. Uma doação de sangue pode prolongar até quatro vidas. Para o doador é um ato de solidariedade, para o paciente representa a chance de salvar a sua vida.

Podem participar os colaboradores e cooperados que atendem aos requisitos descritos na Cartilha do Doador do Programa e se disponham a fazer a doação respeitando os intervalos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias; doadoras do sexo feminino podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

Em vídeo produzido pelo Instituto Unimed/RS, ressalta-se que doar sangue pode ajudar a prolongar muitas vidas. “Sozinhos podemos fazer tudo isso, ajudar a salvar vidas, imagina o que é possível fazer se todos se unirem em prol de um objetivo comum”, destaca o filme.

A médica especialista em hematologia e hemoterapia, Carolina Fusinato Molin, destaca a importância de campanhas de doação de sangue e pede que as pessoas “coloquem amor em cada gesto que fizerem, afinal, doar sangue é compartilhar a vida.”

Para a médica hematologista da Unimed Erechim, Adriana Zardo João “doar sangue é celebrar a vida. É uma atitude altruísta de amor ao próximo sem saber a quem. É proporcionar ao outro a chance de manter-se vivo através de um ato tão nobre chamado solidariedade. Doe sangue, seja um doador fiel”, motiva. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas