Na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (26), mais um cidadão erechinense foi eternizado por meio de um Projeto de Lei Legislativo. A partir da nova legislação, fica definido que a travessa “C” da Rua Augusto José Conte, no Bairro Jaboticabal, passa a ser chamada de “Rua Victório Romani”. A homenagem, proposta pelo vereador Gilson Serafin – Pimenta, foi acompanhada por familiares e aprovada por unanimidade no plenário da Câmara Municipal.
Sobre o homenageado – Nascido na linha Anchietta, no interior de Três Arroios, em fevereiro de 1932, Victorio Romani ajudou seus pais na agricultura até os 21 anos, quando partiu para a cidade em busca de novas oportunidades. Após iniciar na carpintaria, ramo em que se tornou um exímio profissional, casou-se com Elli Maria Demarco, com quem teve três filhos. Posteriormente, já com a Carpintaria Romani consolidada no Bairro Três Vendas, Victório foi ganhando o reconhecimento dos erechinenses como profissional simples, humilde e trabalhador.
Sua participação na sociedade era constante, chegando a presidir a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Salete, o Clube Brasil o Grupo Gillé e o Coral Stella Alpina, além de ter colaborado com diversas entidades sociais. “Victório prezou pelo bem, ajudando em muitas festas para angariar recursos para caridade, além de doar equipamentos domésticos para o Lar dos Idosos e o Lar da Criança”, recordou Pimenta, que considera a vida do homenageado digna de preencher um livro. Victorio Romani faleceu em dezembro de 2005.