22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Os cargos e as promessas: 308 nomeados na prefeitura de Erechim

Dificuldade de obter informações via Portal da Transparência, fez com que vereador protocolasse pedido para ter acesso a relação

teste
Na antiga administração eram 350 cargos, e hoje são 308. O número de FGs são os mesmos e de CCs repr
Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

Desde que o governo de Luiz Schmidt (PSDB) e Marcos Lando (PDT) assumiram a prefeitura de Erechim, diante de uma promessa de campanha, acompanhei a evolução dos cargos (nomeações). Tanto de Cargos em Comissão (CCs) como Funções Gratificadas (FGs). Até para comparar entre as nomeações do antigo governo e do atual. A promessa era reduzir em 50% o número de CCs.

Quando era fácil a busca

No primeiro ano (2017) o site era de fácil manuseio. Era só entrar no Portal da Transparência no site da prefeitura e pesquisar por secretaria. Lá tinha os nomes e cargos ocupados (CCs).

As alterações e as dificuldades

Depois de um tempo, o site sofreu alterações – e muitas para melhor -, porém o Portal da Transparência deixou de ser simples. Foram colocados mecanismos que dificultam a pesquisa. Era fácil buscar os FGs e não os CC’s.

‘Ignorância digital’

Mais tarde novas mudanças, o que praticamente inviabiliza a pesquisa, por mais que se tente, não sai do local, o tornando bem menos transparente. Pode ser ‘ignorância digital’ de minha parte. E deixei de divulgar, como fazia esporadicamente.

Ajuda dos universitários

Acontece que, descobri que temos uma legião de ‘ignorantes digitais’. Ninguém consegue. Tanto é que levou um vereador, Ale Dal Zotto protocolar na prefeitura pedido para saber o número de cargos e postou no seu perfil de uma rede social. Agradeceu a resposta do Executivo, mas lançou um desafio se mostrando mais um ‘ignorante digital’ que não consegue buscar as informações via site, apesar do ofício da prefeitura dizer que é possível através dos recursos humanos. Mas aí é como um programa de TV, quando era necessário a ajuda dos universitários, para tentar avançar e obter êxito.

Trabalho hercúleo e interminável

Hoje a pesquisa é individual, um trabalho hercúleo e interminável e ’não separa CCs de FGs. Se fosse mais prático e menos opaco o Portal da Transparência, não necessitaríamos pedir por ofício”, pontua o vereador Dal Zotto.

As comparações

Pelo pedido do vereador hoje a prefeitura de Erechim tem hoje 308 cargos. Desses 184 são FGs (mesmo número da antiga administração) e 124 CCs (74,69%% comparados com o governo anterior).

A antiga administração de Polis e Ana tinha 350 cargos, sendo 166 CCs e 184 FGs.

Publicidade

Blog dos Colunistas