Alguns partidos estão mais ágeis que os outros em busca de nomes para concorrer a vereador nas eleições municipais do ano que vem.
Com o fim das coligações na proporcional, as siglas precisam estar atentas para não ficarem sem representação no Legislativo erechinense. A mudança para o próximo ano é que, não será necessário atingir o quociente eleitoral para poder fazer uma vaga (a divisão dos números válidos pelo número de cadeiras, que são 17 em Erechim). Desta forma, todos participam das sobras, podendo ampliar partidos dentro da Câmara de Vereadores.