0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Política

Regramento necessário nas homenagens do Legislativo. E projeto pode ser aperfeiçoado

Claudemir de Araújo e Renan Soccol
Por Rodrigo Finardi
Foto Divulgação

Entre tantos projetos que a Câmara de Vereadores aprova, sugere, discute, o protocolado na última terça-feira (7) pelos vereadores Renal Soccol (PSDB) e Claudemir de Araújo (PTB) merece um destaque especial, pois visa restabelecer as homenagens concedidas pela Câmara de Vereadores.

Respeito e credibilidade

E já escrevi em várias oportunidades que as honrarias ofertadas pelos poderes tem que serem disputadas, respeitadas e passar credibilidade para a população. E isso veio se perdendo ao longo dos últimos anos, se banalizando as homenagens, sem um regramento para tanto. Muito mais um uso político, que realmente por merecimento dos homenageados (não todos é lógico). E tem gente que merece por serviços prestados, que acabam não querendo receber ou nem são lembrados, pois não querem se envolver politicamente.  

Limite de honrarias

O projeto de Renan e Araújo é nessa toada, para regulamentar as homenagens do Legislativo erechinense e limitar o número das honrarias por vereador ao longo do ano. No release encaminhado pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores, atualmente são concedidas distinções a pessoas, associações, empresas e entidades:   Troféu Castelinho, Título de Cidadão Erechinense, Cidadão Benemérito, Menção Honrosa, Votos de Congratulações e Medalha Mérito Legislativo Erechinense.

Recuperar a essência

Os vereadores na justificativa da proposição alegam que “nos últimos anos, sentimos que as honrarias entregues pela Casa Legislativa perderam sua essência, tendo um fator determinante para isso, a frequência com que estão sendo feitas. Buscamos recuperar a importância e a singularidade de cada homenagem”.

Afirmam ainda que tal medida trará economia aos cofres públicos. E acredito ainda, que esse projeto, que já é bom, pode ser aprimorado.  

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas