22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Economia

Comércio: Lideranças do setor aguardam Havan de braços abertos

Avaliação é unânime: empresa vai gerar emprego e renda para Erechim

teste
Avaliação de lideranças é unânime: empresa vai gerar emprego e renda para Erechim
A presidente do Sindicomerciários, Anelise Michalski
o presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola
presidente da CDL Erechim, Arlei Cavaletti
secretário de Desenvolvimento Econômico de Erechim, Altemir Barp
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Divulgação

Depois de ouvir os comerciantes locais e consumidores, agora o Jornal Bom Dia entrevistou as lideranças do setor para saber o que pensam sobre a instalação da Havan no município. Avaliação é unânime: empresa vai gerar emprego e renda para Erechim.        

Sindicomerciários

Segundo a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Erechim (Sindicomerciários), Anelise Michalski, a Havan é bem-vinda e Erechim tem que crescer. “A gente recebe a Havan de braços abertos, ainda não fomos procurados por ninguém, mas a informação que se tem é que a empresa geraria 150 a 200 empregos. Não podemos dispensar isso de forma alguma”, afirma.

Anelise afirma que o comércio vive uma crise e o município precisa de novos empreendimentos. “Ninguém está aqui para impedir o crescimento de Erechim, e muito menos a criação de empregos”, diz. E, acrescenta, “no caso da Havan, que trabalha sábado e domingo, vamos ter que buscar alternativas”.

“Segundo a convenção de hoje não poderia trabalhar no domingo, mas tudo é negociável, a gente está disposto a sentar e conversar. De forma alguma o sindicato vai ser contra a criação de empregos, temos que costurar alternativas e criar outro acordo, que fique bom para todos”, afirma.

Prefeitura  

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Erechim, Altemir Barp, qualquer empreendimento que se instale no município, loja, mercado, indústria, gera impacto positivo, benefícios ao consumidor, impostos e desenvolvimento local.

Barp diz que Erechim tem que dar oportunidade a todas as empresas que quiserem vir se instalar no município, que hoje está sendo muito atrativo. “Recebemos todos de braços abertos”, diz.   

Sindilojas

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Alto Uruguai Gaúcho (Sindilojas Alto Uruguai), José Gelso Miola, a Havan vai fomentar o crescimento e o desenvolvimento do município. “Gerar postos de trabalho, impostos, renda, riqueza para Erechim e região”, afirma.

Ele salienta que a Havan tem que seguir os trâmites, o caminho normal, que as demais empresas do município seguem. “E que estão fomentando o nosso comércio há 100 anos, passaram por muitas dificuldades e fizeram Erechim ser o que é hoje. E, diante disso, sejam bem-vindos”, diz.

A convenção

Miola afirma que para a empresa trabalhar em horário diferenciado vai passar por convenção coletiva. “Se ela decidir vir a semana que vem, vamos ter um acordo coletivo, convenção, especialmente para atender eles e qualquer empresa que queira extrapolar as 12 horas. Todos podem trabalhar sábados e domingos, sem problema nenhum. A convenção é o documento soberano entre a parte laboral e empresarial”, afirma.

Segundo Miola, o Sindilojas não vai impedir ninguém de trabalhar. “Estamos aqui para fomentar o comércio, não impedimos ninguém de trabalhar nos horários que queiram. Estamos aqui para fomentar, ajudar e colaborar, sair desse momento triste que estamos vivendo”, observa.

CDL

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim (CDL), Arlei Lúcia Balestrin Cavaletti, vê com bons olhos o interesse de empresas se estabelecerem em Erechim, pois sempre haverá a possibilidade de aumento de oportunidades de empregos e geração de renda.

“Toda e qualquer empresa que se estabelecer em Erechim, seja com investidores locais ou de fora, sempre é bem-vinda. O que queremos é um comércio forte. E, especialmente, com igualdade de condições para que todos possam sobreviver”, afirma.

Conforme Arlei, Erechim só será um polo comercial regional quando tiver empresas fortes e atrativas. “A vinda da Havan será positiva, pois desde a sua construção deverá ocupar mão-de-obra local e criará um momento positivo para a cidade. Se juntos somos fortes. Todos são bem-vindos para se somar nesta nossa construção”, comenta.

Segundo a presidente, a CDL Erechim continua apoiando os seus associados para cada vez atenderem melhor os clientes e “mostrando o quanto é importante comprar nas empresas legalmente estabelecidas em nossa cidade”.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas