A Câmara de Vereadores de Erechim, com o bloco de oposição e o bloco independente funciona assim. Os contrários batem no governo, e muitas vezes com força e os independentes (a maioria de partidos ligados ao governo) não defendem nada.
Por mais que o governo ignore esses detalhes e defenda a independência dos poderes, com a aproximação das eleições em 2020, o desgaste é natural e cresce. Passados quase 2,5 anos do mandato de Schmidt e Lando, não conseguiram uma pessoa que faça a interface entre o Executivo e o Legislativo.