Logo após a abertura oficial da Semana Farroupilha no Parque da Accie, o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, secretários e amigos se dirigiram ao galpão da prefeitura e se reuniram ao redor de algumas mesas.
Sobre a mesa, latas, garrafas plásticas e me pediram se eu sabia o que aquilo significava. Não tinha nem ideia, até que um fiel escudeiro de Schmidt, fora da prefeitura, Arcildo Festugatto passou a explicar. A primeira lata era o 12 (primeiro partido de Schmidt), depois foi para o PPS (23), depois Democratas (25) e agora no PSDB (45). Referiu-se como sendo uma evolução do prefeito.
Nessa lógica, sugeri que o próximo partido de Schmidt seja o Solidariedade, de seu sobrinho, o vereador Márcio Pavoni, que tem como número o 77.