0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Museu do Imigrante recebe doação

Jacutinga
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Neste domingo (20) o Prefeito Beto Bordin recebeu das mãos da Sra. Marli Gobbi uma placa e vários equipamentos utilizados pelo primeiro dentista de Jacutinga, Sr. Rozalino Gobbi. Estiveram presentes também a Secretária de Educação e Cultura Cleonice Centofante, do Ex Prefeito Edegar Menin e da Ex Secretária de Educação e Cultura Nadir Menin Tortelli que articulou a doação deste material para o Museu do Imigrante.

Tudo começou com o Projeto “Resgatando a História de Jacutinga” com alunos do 9º ano da Escola Dr. Darville Dall´Oglio.

Histórico do primeiro dentista de Jacutinga

Nascido em 18 de Outubro de 1917. Na localidade de Relvado-RS. Pertencente ao Município de Estrela-RS. Filho de Ricardo Gobbi e Ângela Andreatta Gobbi.

Aos 22 anos, partiu de casa, para aprender a profissão de dentista. Morando em Jacutinga num quarto de hotel (João Batista Zamboni). Do qual, todas as manhãs fazia 9km, para Campinas do Sul em sua charrete retornando à noite.

Dois anos depois, já com seu consultório instalado, obteve um Diploma de Dentista Prático Licenciado – Assinado pelo então Presidente da República Getúlio Vargas.

Em 26 de Setembro de 1943, casou-se com Julieta Laude, também nascida em Relvado com quem teve seus quatro filhos: José Antoninho, que teve apenas 30 minutos de vida, Juarez Luiz, Marli Teresinha e Paulo César.

Junto ao consultório que tinha acesso para o interior de casa, montou seu laboratório de prótese, onde à noite, após o jantar, ele e a esposa, confeccionavam às próteses. Antes, porém, Júlia deixava limpos sala de espera e consultório.

Em 1958, por motivo do estudo dos filhos foram morar na cidade de Erechim permanecendo até sua aposentadoria.

Em 1977 foram residir em Encantado-RS.

Em 21 de Abril de 1981, aos 62 anos faleceu com um infarto fulminante.

O Prefeito Beto Bordin agradeceu a Sra. Marli Gobbi pela doação deste importante material histórico, destacou a importância da preservação deste tipo de material, especialmente agora no Museu do Imigrante que ajudará a divulgar a história do nosso município. Destacou também que estes objetos doados estarão expostos no museu para visitação ao público. O Prefeito agradeceu também em nome da Professora Nadir e todos que buscam ampliar o acervo do museu, trazendo a tona relatos da história do município.

A Sra. Nadir Menin Tortelli destaca que o Projeto “Resgatando a história de Jacutinga” através de pesquisa no Museu do Imigrante e com parentes das nossas personalidades, pelos alunos do 9º Ano do E.F. da Escola Dr. Darvile Dall’Oglio está sendo de um aprendizado muito grande. “Fico feliz e realizada em ver, o entusiasmo, a responsabilidade, o interesse na busca destes conhecimentos. Cada entrevista é uma descoberta de como viveram os nossos antepassados que marcaram a nossa história. Com muitas dificuldades na vida pessoal e no trabalho, mas deixaram um legado que nos orgulha muito”. Finaliza Nadir.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas