0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Política

Novos vereadores mirins são empossados e elegem mesa diretora para 2020

Sessão vereadores mirins
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Os novos representantes do Programa Vereador Mirim (PVM) ocuparam o plenário da Câmara Municipal na tarde da última segunda-feira (18). Contando com grande participação da comunidade, os vereadores mirins e seus respectivos suplentes eleitos em julho foram oficialmente empossados em sessão especial de diplomação marcada, também, pela eleição da mesa diretora para o primeiro semestre de 2020. Por decisão unânime, os jovens parlamentares escolheram Débora Biavatti (Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali) como presidente, Lucas Misael Soares (Escola Adventista de Erechim), como vice-presidente, Manuela Tabaczinski Portela (Escola Estadual Professor João Germano Imlau) como primeira secretária e Bettina Teixeira Froehlic (Escola Municipal Paiol Grande) como segunda secretária.

A atividade contou com a presença de todos os 17 vereadores do Poder Legislativo erechinense, bem como autoridades como o prefeito Luiz Francisco Schmidt, a secretária municipal de Educação, Vanir Bombardelli, a coordenadora da 15º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Juliane Bonez, e a juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Erechim, Lilian Paula Franzmann, que, em discurso na tribuna, exaltou o papel de um projeto como o PVM na formação ética de crianças e adolescentes. “É uma iniciativa muito importante, e fico muito honrada por ter sido convidada para a diplomação. Desejo que todos vocês sejam éticos, responsáveis, pois tudo o que fazemos gera consequências – para o bem e para o mal. Agir com ética significa agir com responsabilidade, e só depende da gente”, disse aos recém-empossados vereadores.

Para o presidente Alderi Oldra (PT), este primeiro contato mais aprofundado dos estudantes com o poder público propicia, desde cedo, o interesse pela política e pela busca por uma sociedade melhor. “Os vereadores mirins terão a oportunidade de participar de atividades de reflexão sobre os problemas que mais afetam nossa população, bem como apresentar sugestões no intuito de solucionar importantes questões relacionadas aos diferentes segmentos da sociedade erechinense”, destacou o vereador.

Sobre o PVM – Após ficar alguns anos em inatividade, o Programa Vereador Mirim retornou à agenda da Câmara erechinense na atual legislatura, a partir de 2017, sob a coordenação de Elisete Tozatti. Todos os parlamentares mirins são estudantes das redes pública e privada de ensino do município, e contam com apoio e apadrinhamento dos 17 vereadores para elaboração de seus pedidos.

Publicidade

Blog dos Colunistas