O deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL), natural de Erechim, quer que cinco ex-presidentes da República, deixem de usufruir de privilégios que dão direito a quatro assessores e dois veículos oficiais com motoristas e todos as despesas bancadas pelo Governo Federal. Hoje, cinco ex-presidentes são beneficiados: José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. E os dois primeiros ainda acumulam benefícios de ex-presidentes com o cargo público que ocupam ou ocuparam.
R$ 36 milhões desde 1999
Atualmente esses privilégios consomem R$ 4,2 milhões por ano. Essas ‘benesses’ do poder iniciaram em 1999 e até hoje foram gastos R$ 36 milhões. Para o deputado Sanderson (PSL/RS), vice-líder do Governo na Câmara, esses privilégios são imorais e não correspondem ao atual cenário socioeconômico do país, que se recupera de uma grave crise econômica decorrente de desgovernos dos últimos ex-presidentes da República. “Quantas ambulâncias podemos comprar com R$ 4 milhões?"