Desde o ano passado que os Republicanos em Erechim, trabalham com dois nomes como pré-candidatos a prefeito em outubro: o ex-vereador, Ernani Mello, e o atual prefeito de Paulo Bento, Pedro Lorenzi, que está no seu segundo mandato consecutivo frente ao município, o que gera dúvidas jurídicas, se pode concorrer pela terceira vez ao mesmo cargo.
O coordenador regional do partido, Elves Palkewich, afirma que tanto Lorenzi, quanto Ernani, são os candidatos dos Republicanos e a convenção irá definir quem disputará o pleito: “Isso é interpretativo, e nós vamos encaminhar seu registro de candidatura se a decisão do partido for pelo nome do prefeito, Pedro Lorenzi. Em Chapecó, com João Rodrigues há alguns anos, teve uma situação idêntica e ele pôde concorrer”.