Nas últimas eleições os Progressistas fizeram apenas um vereador em Erechim, e na sobra. Precisava se reinventar, para não ficar sem representação legislativa. Antes mesmo da eleição de 4 de outubro, o partido agiu rápido e terminará esse ano com quatro vereadores, sendo a maior bancada ao lado do MDB, seguido do PT, com três.
Já tinha Eni Scandolara, e recentemente se filiaram Leandro Basso (era dos Republicanos) e Renan Soccol (era do PSDB). No prazo final das filiações para concorrer, na sexta-feira, se filiou o vereador Flávio de Barcellos (que saiu do PDT).