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Economia

Erechim: mês de maio registra cerca de 600 pedidos de seguro-desemprego

Número pode ser ainda maior porque não se está contabilizando as solicitações feitas pela internet

Com a reabertura são feitos em média 30 atendimentos por dia
Por Igor Dalla Rosa Müller
Foto Divulgação

O Rio Grande do Sul contabilizou 66.820 solicitações do benefício do seguro-desemprego em maio, segundo a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). O índice representa um recorde na série histórica iniciada em 2011. Os recordes anteriores foram registrados em abril de 2020 (53.056) e em julho de 2014 (51.441).

A agência da FGTAS/SINE Erechim, que atende toda região Alto Uruguai, voltou o atendimento presencial no dia 11 de maio, e por agendamento (54-3522-1870 das 8h às 14h, com intervalos de 15 em 15 minutos) para os encaminhamentos de seguro-desemprego dos usuários que não conseguem fazer via aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no portal www.gov.br.

Conforme a coordenadora da agência de Erechim, Sandra Martinello, com a reabertura são feitos em média 30 atendimentos por dia. Ela comenta que no mês de maio foram encaminhados aproximadamente 600 seguros-desemprego na agência do Sine de Erechim. “Mas não temos como precisar o total de seguros no mês, em função dos encaminhamentos realizados digitalmente”, explica.

Estado

Conforme o FGTAS, do total de 66.820 solicitações do benefício, 37.527 foram recebidas pela internet e 29.293 presencialmente nos postos de atendimento, sendo 97,5% nas agências FGTAS/Sine. O número total de requerimentos representa aumento de 70,3% em comparação a maio de 2019 e de 25,9% em relação a abril de 2020.

Brasil

No mês passado, foram contabilizados 960.258 pedidos de seguro-desemprego no Brasil. O número representa um aumento de 53% na comparação com maio de 2020 (627.779) e de 28,3% em relação a abril deste ano (748.540).

Perfil do trabalhador desempregado

Do total de trabalhadores que solicitaram o seguro-desemprego em maio de 2020 no RS, 56,2% eram homens e 43,8%, mulheres. Com relação à faixa etária, 30% possuíam entre 30 e 39 anos; 21,1%, 40 e 49 anos; 18,5%, 18 e 24 anos; 17,3%, 25 e 29 anos; 12,4%, 50 e 64 anos; e 0,2%, mais de 65 anos.

Escolaridade

Sobre a escolaridade dos desempregados, a maioria (51,2%) tinha ensino médio completo; 13,9% possuíam ensino fundamental incompleto; 12,7%, ensino fundamental incompleto; 10,4%, ensino médio incompleto; 6%, ensino superior completo; e 5,4%, ensino superior incompleto.

Setores

No que diz respeito ao setor econômico em que atuavam os trabalhadores, 33% trabalhavam no setor de serviços; 31,2%, na indústria; 25,9%, no comércio; 6,6%, na construção e 3,3%, na agropecuária. Já a faixa salarial em que se enquadrava a maior parte dos solicitantes (69,2%) variava de 1,5 a 3 salários mínimos. Ao todo, o benefício foi concedido a 86,2% ou 57.567 trabalhadores que estavam habilitados a receber o seguro.

Acumulado

Os pedidos do benefício do seguro-desemprego aumentaram 27,7% de janeiro a maio de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019 no Rio Grande do Sul. Neste ano, foram recebidas 211.236 solicitações do benefício; enquanto em 2019, esse índice era de 165.389 pedidos.

Atendimento

Atualmente, 125 unidades dispõem de atendimento presencial de encaminhamento de seguro-desemprego no RS. O funcionamento de todas as agências coordenadas pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível nas unidades. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente

Como solicitar o benefício pela internet 

• O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após sete dias da dispensa, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital

• Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.

• Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

No portal www.gov.br também pode ser encaminhado o benefício.

Se a solicitação on-line for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento on-line, entre em contato pelo telefone 158.

Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar confirmação no posto e divergência de dados cadastrais.

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