14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Nonoai contabiliza 100 casos do novo coronavírus

Maioria das confirmações tem relação com trabalhadores de frigoríficos. Ao todo são mais de 540 munícipes que atuam em empresas da região

boletim Nonoai.JPG
Por Izabel Seehaber
Foto Divulgação

Ontem (29), Nonoai, localizado na denominada R16 (na qual os municípios da Amau também estão inclusos), registrou 100 casos confirmados do novo coronavírus.

Desse modo, o município se coloca em segundo lugar na região com maior número de confirmações, atrás somente de Erechim, que atualmente está com 540 casos positivos.

Em entrevista ao Bom Dia, a enfermeira responsável técnica pelas unidades de saúde, Angelina Bortoli, destacou que a Secretaria está sempre em alerta e em monitoramento. “Estivemos em reunião com o secretariado da região e já acordamos que, ao continuarmos em bandeira laranja, devemos prosseguir as ações intensificadas, desde orientações sobre o uso de máscara e todas as medidas preconizadas, inclusive com multa para quem descumprir as normas”, frisou.

Na opinião da servidora, Nonoai é extremamente cuidadoso em relação ao trabalho de prevenção à covid-19 e desenvolve um trabalho diferenciado. “Como exemplo cita-se a atuação das agentes de saúde nas proximidades das filas da casa lotérica, em razão do pagamento do auxílio do governo federal, além dos fiscais que estão pela cidade. Há, também, um contato para denúncias que está à disposição dos munícipes”, comentou.

Maioria dos casos confirmados tem relação com frigoríficos

Angelina pontuou, ainda, que há várias pessoas que saem de Nonoai para trabalhar em frigoríficos da região. “Em torno de 90% dos casos confirmados de covid-19 tem relação com os trabalhadores. Um caso positivo de uma empresa pode impactar em cinco ou seis no município”, explicou.

Conforme a enfermeira, foi realizado um levantamento em que foi contatado com todas as empresas para o fornecimento de listas dos trabalhadores. “Ao todo são mais de 540 munícipes que atuam em frigoríficos”, citou.

Todos os casos são monitorados pela equipe de saúde e devem permanecer em isolamento domiciliar. “Tentamos reforçar as ações para minimizar as contaminações. Nossa luta é incansável e contamos com a colaboração da comunidade para que tenhamos êxito e possamos avançar. Saia de casa somente se for realmente necessário, use máscara e siga todas as medidas preconizadas”, assinalou.

 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas