21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Erechim gasta R$ 7,2 milhões de alugueis por mandato

teste
São gastos R$ 180 mil por mês
Presidente da AGER, Valdir Farina: “é uma questão de bom senso. Deixemos de lado as questões polític
Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

Você sabe quanto o município de Erechim gasta de aluguel por mês? Em torno de R$ 150 mil. Isso dá R$ 1,8 milhão num ano e R$ 7,2 milhões num mandato de quatro anos. Esses recursos não dariam para construir um centro administrativo? Espero que esse assunto seja amplamente discutido nas eleições municipais, pois já passou da hora. Todos dizem que irão fazer algo, mas as ações são insipientes.

 

Sede própria para a AGER

Mas enquanto não for conhecido o novo prefeito, projeto que tramita na Câmara de Vereadores deve ser apreciado na próxima segunda-feira (20) para incluir na LDO desse ano, a aquisição de uma sala no valor de R$ 750 mil para a AGER (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim).

 

Sem consenso entre os vereadores

Entre os vereadores não existe consenso sobre o tema e alegam ‘que não é hora”, para gastos desta natureza. Entrei em contato com o presidente da AGER, Valdir Farina, para ouvir seus argumentos sobre essa questão.

 

Os motivos

Alega que no orçamento do ano passado, o ex-presidente Joarez Sandri previa a construção de uma sede própria, e que a aquisição é a melhor saída para evitar possíveis entraves no processo licitatório: “a área que queremos adquirir está abaixo do preço de mercado e é uma maneira de fugir do aluguel”

 

Rendimentos abaixo das despesas

A AGER tem em conta hoje em torno de R$ 1,6 milhão, de onde sairia o dinheiro para comprar a sede própria: “hoje os bancos se beneficiam com esses recursos. O que recebemos das aplicações, calculado sobre os R$ 750 mil, não cobre as despesas da AGER mensal”.

 

Força de lei

Questionei-lhe sobre a possiblidade desses recursos, já que estão parados, poderem ser utilizados no combate à pandemia: “por força de lei, não podemos repassar esses recursos para outras ações a não ser a manutenção da agência”.

 

Conclama os vereadores

Sobre a dificuldade de aprovação, Farina conclama os vereadores para aprovarem o projeto: “é uma questão de bom senso. Deixemos de lado as questões políticas, com a certeza de estar fazendo o melhor por Erechim”, finaliza

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;