15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Social

Primeira Infância Melhor abre inscrições para prêmio que vai destacar iniciativas em tempos de pandemia

Inscrições podem ser feitar até 13 de setembro

teste
Ilustração
Por Ascom Sesc/ RS
Foto Divulgação

O programa estadual Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria da Saúde (SES), abriu as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Salvador Celia. Neste ano, os trabalhos inscritos deverão ser na modalidade Relato de Experiência e trazer o tema “Iniciativas criativas na atenção à primeira infância em tempos de coronavírus”. As inscrições vão até o dia 13 de setembro. 

O prêmio visa promover a integração das Políticas de Atenção Primária à Saúde e reconhecer publicamente as práticas de visitadores do PIM, do PIM/Programa Criança Feliz (PCF) e Agentes Comunitários de Saúde. Faz parte das comemorações que marcam a Semana Estadual do Bebê, que ocorre em novembro. Neste ano, a premiação será realizada on-line, ainda sem data definida.

O médico Salvador Antônio Hackmann Celia (1940–2009) foi um reconhecido psiquiatra infantil, que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês, crianças e famílias.

Relato de Experiência

O texto narrativo tem como características principais a presença de um narrador. Uma narração tem por objetivo contar o enredo que envolve tempo, espaço, personagem e ação. O trabalho inscrito deverá retratar uma iniciativa executada entre os dias 19 de março e 13 de setembro de 2020, apresentando trabalhos exitosos promovidos durante a pandemia em relação ao acompanhamento e a atenção dispensadas às famílias ou momentos de convivência familiar ou comunitária.

Viagem ou tablet

Assim como na edição anterior, as maiores pontuações nas categorias Visitador e Agente Comunitário de Saúde também receberão como premiação uma viagem para conhecer um programa de visitação domiciliar em outro Estado como experiência de enriquecimento profissional.

Caso não haja condições sanitárias para realização da viagem em 2021 por conta da pandemia, os maiores pontuadores de cada categoria receberão um tablet em substituição à viagem.

A inovação neste ano será o certificado emitido pela SES para prefeituras e equipes do PIM/PCF e Estratégia Saúde da Família (ESF) dos municípios premiados.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas