O que se especulava como certo, agora é oficial. Os Republicanos irão apoiar Paulo Polis (MDB) e Flavio Tirello (PSB) nas eleições de 15 de novembro.
O atual presidente dos Republicanos é o ex-vereador por quatro mandatos, Ernani Mello. Na eleição passada, Ernani era do PDT e iria concorrer a prefeito, e de última hora retirou a candidatura pois o partido estava dividido, e parte queria ver Marcos Lando como vice de Luiz Schmidt. Sem clima, mais tarde deixou o PDT.
Ernani conversou com os partidos do atual governo, e foi até cotado para estar na majoritária, isso depois que os Republicanos já tinham deixado a prefeitura de Erechim.
A escolha de Ernani, pode ser por afinidades, por amizades no grupo que ingressa, mas lá no fundo, no seu íntimo, essa escolha também tem um ar de balas trocadas, um V de Vingança. No seu travesseiro antes de dormir, deve olhar para o teto e rir sozinho, até pegar no sono.
O martelo foi batido entre o deputado federal e presidente estadual dos Republicanos, Carlos Gomes, Ernani Mello e o presidente e vice do MDB em Erechim, Edgar Marmentini e Carlos Polis, respectivamente.