21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Diálogos Democráticos: Valdesio pede mais um voto de confiança à população

Neste oitavo dia de debate, candidato Valdesio Roque Della Betta apresentou propostas, investimentos futuros e ações de governo

teste
Após apresentação Valdesio expôs as propostas e realizações
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Ígor Dalla Rosa Müller

O candidato à prefeitura de Charrua, Valdesio Roque Della Betta (PP), apresentou sozinho os projetos realizados e o plano de governo no oitavo debate eleitoral dos “Diálogos Democráticos”, na noite de ontem (15), no estúdio da TV Bom Dia em Erechim. Isso porque, na metade da tarde, as 15h, por meio de nota da assessoria jurídica, o candidato Marcelo Lassig (MDB) disse que não iria participar do debate devido à compromissos de campanha.

Toda a programação foi realizada ao vivo pelas redes sociais com a mediação do jornalista, Rodrigo Finardi. Ao todo serão 31 programas com aspirantes ao Poder Executivo que abrangem as regiões da Amau e Amunor. A série de debates termina no dia 7 de novembro com o município de Erechim. Hoje (16) será a vez dos candidatos de Entre Rios do Sul, Jairo Paulo Leyter (MDB) e Volmir Francescon (PSDB). O debate inicia as 20h.

O objetivo do programa é discutir ideias e propostas para o desenvolvimento econômico e social de cada município, que envolve os temas: segurança; educação, agricultura; geração de emprego e renda; saúde; meio ambiente, obras públicas e habitação. Após apresentação Valdesio expôs as propostas e realizações. A seguir, destaca-se alguns pontos mencionados pelo candidato.

Agricultura

Segundo Valdesio, o município de Charrua investiu muito nesta área, criou vários projetos e prestou serviços a todos os munícipes com o projeto Agro Força e a patrulha agrícola. Investiu na produção de grãos, bacia leiteira, suinocultura, ovinocultura durante os quatro anos de governo. Prestou serviços no Agro Força de horas-máquinas, retroescavadeira, caminhões, entre outras. “Investimos mais de R$ 1 milhão na patrulha agrícola”, disse.  

Obras públicas

Segundo Valdesio, o município investiu quase R$ 5 milhões em obras públicas. Terminou as obras do centro administrativo, que já foram pagos quase R$ 800 mil.  Transformou a antiga prefeitura num centro de integração para a terceira idade. Realizou a ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa com passeio e iluminação de Led. Está construindo na reserva indígena um ginásio de esportes, que deve ficar pronto nos próximos meses. Trocou toda iluminação antiga da cidade por Led e construiu passeios públicos.  

Educação

Com relação à educação, o candidato Valdesio afirma que o município oferece formação continuada aos professores para proporcionar uma boa educação aos alunos. A gestão atual ampliou o transporte escolar com a aquisição de quatro ônibus novos. A biblioteca foi ampliada. E o município pretende implantar uma escola de futsal na reserva indígena.  

Meio ambiente

O candidato comenta que, nesta área, o município recebeu um prêmio de gestor público concedido pelo Sindifisco. O Projeto Recicla Esta Ideia é outro exemplo. O município auxilia nas campanhas de conscientização para separação correta do lixo. Buscando alternativas de limpeza de fossas sépticas. Destinação correta de lâmpadas, pilhas e, principalmente, embalagens de agrotóxicos.

Segurança

Na questão da segurança pública o município investiu em câmeras de videomonitoramento, e já tem todos os equipamentos adquiridos e pagos. “Vamos manter todas as nossas ruas com iluminação de Led. E, dar continuidade ao projeto de georreferenciamento”, afirma.

Habitação

Segundo Valdesio, o candidato investiu em habitação quase R$ 800 mil, sendo R$ 570 mil na reserva indígena e o restante na parte da população branca não indígena. Ele pretende dar sequência no saneamento básico na reserva, na comunidade indígena do Ligeiro. Vai usar os terrenos do loteamento Vista do Sol, que agora estão legalizados, e dar continuidade às obras com recursos próprios se não conseguir no governo federal.  

Geração de emprego e renda

Ele afirma que o município está investindo nos jovens e produtores rurais, que estão bem estruturados e gerando emprego. “Hoje, temos uma bacia leiteira que gera emprego e pretendemos batalhar para buscar alguma empresa. Acreditamos que irá sair o asfalto entre Charrua e Tapejara. Precisamos organizar e implantar um parque industrial. Vamos vender os terrenos do município e aplicar esses recursos numa área de terra para ter um distrito industrial”, afirma.

Saúde

Conforme Valdesio, a saúde de Charrua é referência e já foram investidos, neste setor, mais de R$ 550 mil na frota de veículos, para levar a população em consultas exames. E recentemente o município também adquiriu uma ambulância. “Reformamos os dois postos de saúde, ampliamos o posto da reserva indígena. Ampliamos o auxílio nas consultas e exames à população”, diz.  

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;