O candidato à prefeitura de Erebango, Valmor José Tomelero (MDB), apresentou sozinho os projetos realizados quando foi prefeito e o seu plano de governo no 10ª debate eleitoral dos “Diálogos Democráticos”, na manhã de sábado (17), no estúdio da TV Bom Dia em Erechim. “Estamos nos colocando à disposição da população para iniciar um novo trabalho, com respeito e união para retomar o desenvolvimento da nossa comunidade”, disse Tomelero.
Toda a programação foi realizada ao vivo pelas redes sociais com a mediação do jornalista, Rodrigo Finardi. Ao todo serão 31 programas com aspirantes ao Poder Executivo que abrangem as regiões da Amau e Amunor. A série de debates termina no dia 7 de novembro com o município de Erechim. Hoje (20) será a vez dos candidatos de Erval Grande, Leandro Marangoni (MDB) e Osvaldo Waczuk (PL) e Suzinei Schineider (PTB). O debate inicia as 19h.
O objetivo do programa é discutir ideias e propostas para o desenvolvimento econômico e social de cada município, que envolve os temas: segurança; educação, agricultura; geração de emprego e renda; saúde; meio ambiente, obras públicas e habitação. Após apresentação, Tomelero expôs realizações e propostas. A seguir, destaca-se alguns pontos mencionados pelo candidato.
Obras públicas
Segundo o candidato Tomelero inicialmente vai investir na recuperação das estradas, limpeza urbana e de praças. Vai construir uma quadra esportiva. Reativar o britador. Investir em ciclovia e concluir com calçamento todas as ruas da cidade, que não faltam muitas, e fazer passeios públicos.
Geração de emprego e renda
Tomelero pretende reativar alguns programas como o de cursos de qualificação profissional. Valorizar a compra no comércio local. Reestabelecer o programa de troca-notas com recursos do próprio município para incentivar a população a adquirir produtos no município. Colocar a infraestrutura à disposição de empresas e indústrias. Fazer aquisição de terrenos. Valorizar as micro e pequenas empresas. Facilitar aos empresários a concessão de licenças, a questão burocrática, trabalhar para agilizar as licenças.
Habitação
Neste setor em último mandato foram investidos R$ 129 mil em 2009 na habitação, R$ 87 mil em 2010, R$ 271 mil em 2011 e R$ 356 mil em 2012. Pretende criar um programa habitacional e adquirir terrenos para as famílias de baixa renda.
Meio ambiente
Na sua gestão vai focar na questão ambiental, incentivar a educação ambiental nas escolas, apoiar o produtor rural para auxiliar na recuperação de áreas degradadas. Fazer controle de zoonoses, estimular a logística reversa nas empresas, fazendo com que elas recolham os produtos que possam ser reciclados. E pedir à população cuidado com o meio ambiente e que participe dos programas ambientais.
Agricultura
Segundo Tomelero a proposta é reativar o Fundo de Agricultura para financiar pequenos investimentos. Equipar e estruturar a patrulha agrícola para oferecer serviços aos munícipes como terraplanagens. Incentivar novos projetos neste setor. Abrir espaço para a agricultura familiar fornecer alimentos para a merenda escolar.
Saúde
Conforme o candidato, nesta área ele vai investir em treinamento para a equipe de funcionários, e se for necessário repor pessoal. Trabalhar de forma mais ampliada com programas par hipertensos, diabéticos, e, principalmente, dar atenção especial com relação às drogas. “Trabalhar muito forte nesta área para amenizar esses problemas”, disse. Vai manter convênios com os hospitais e ter uma farmácia básica com medicamentos de uso contínuo.
Segurança
Neste setor Tomelero vai colocar câmeras de monitoramento no município e trabalhar para combater o abigeato. Quer aproximar os órgãos de segurança da população e implantar o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nas escolas.
Educação
Por fim, quer aproximar as escolas da comunidade, valorizar os profissionais da educação para melhorar os índices de educação. Adequar a estrutura de esporte e oferecer aos alunos outras atividades no contraturno do turno integral.