21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Diálogos Democráticos: Jairo e Volmir fazem um debate com muitas acusações recíprocas

O 9º debate com os candidatos Jairo Paulo Leyter (MDB) e Volmir Francescon (PSDB) foi inflamado

teste
Volmir Francescon e Jairo Paulo Leyter
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Ígor Dalla Rosa Müller

Os candidatos à prefeitura de Entre Rios do Sul Jairo Paulo Leyter (MDB) e Volmir Francescon (PSDB) apresentaram sob intenso ataque os planos de governos no 9º debate eleitoral dos “Diálogos Democráticos”, na noite de ontem (16), no estúdio da TV Bom Dia em Erechim.

Toda a programação foi realizada ao vivo pelas redes sociais com a mediação do jornalista, Rodrigo Finardi. Ao todo serão 31 programas com aspirantes ao Poder Executivo que abrangem as regiões da Amau e Amunor. A série de debates termina no dia 7 de novembro com o município de Erechim. Hoje (17), será a vez dos candidatos Erebango, Valmor Tomazini (Cidadania) e Valmor José Tomelero (MDB). O debate inicia as 9h.

O objetivo do programa é discutir ideias e propostas para o desenvolvimento econômico e social de cada município, que envolve os temas: segurança; educação, agricultura; geração de emprego e renda; saúde; meio ambiente, obras públicas e habitação. Após as apresentações os candidatos expuseram as propostas de governo sob “fogo cruzado”. A seguir, destaca-se alguns pontos mencionados pelos candidatos.

Segurança

Volmir Francescon afirma que na área de segurança no seu governo reduziu nos primeiros anos 70% o número de ocorrências. “Fazíamos os eventos de dia, atacamos todos os problemas auxiliando o Consepro. Modificamos o quadro de policiais e através da consulta popular montamos uma estrutura melhor para a Brigada Militar”, afirma.   

Segundo Jairo Paulo Leyter o seu governo conseguiu trazer policias que, hoje, moram no município. “Fizemos o monitoramento, compramos carro para a polícia através da consulta popular e reduzimos em 95% as ocorrências policiais”, diz.

Geração de emprego e renda

Conforme Jairo, nesta área, a sua gestão conseguiu trazer indústrias e fortalecer o comércio local. “Geramos mais de 100 empregos diretos, compramos a nossa área industrial por R$ 380 mil à vista. Fizemos um convênio com a JBS para 80 funcionários que vão até Trindade do Sul. Ajudamos a gerar mais de 200 empregos e isso gera mais de R$1,5 milhão que entram no município. Vamos continuar a busca por empresas de fora para se instalarem no município”, afirma.    

Segundo Volmir, a proposta será voltada para o primeiro emprego, a introdução no mercado de trabalho, o município irá pagar parte do salário por um período predeterminado.  

Saúde

Nesta área, Volmir afirma que a proposta é investir na saúde preventiva, colocar as equipes em contato com as pessoas na comunidade, diminuindo os acessos às duas unidades de saúde.    

Obras públicas

Neste setor, o candidato Jairo afirma que o município fez muitas obras, construiu um barracão, auxiliou todas as empresas que se instalaram.  

Volmir comenta que no seu governo iniciou o Parque Náutico Municipal, revitalizou 40 mil metros de asfalto, construiu o acesso ao trevo e investiu mais de R$ 5 milhões.  

Agricultura

Conforme Jairo é preciso melhorar a agricultura no município e para isso a tecnologia ajuda muito. “Investimos em 5 mil horas-máquinas para terraplanagem em 10 aviários, que estão prontos”, afirma. O município comprou escavadeira hidráulica, dois tratores, dois carretões para silagem, uma prancha.   

Meio Ambiente

Os candidatos trocaram acusações neste tema e não expuseram propostas.    

Educação

Na área da educação o candidato Jairo afirma que a sua gestão centralizou a educação num lugar só para otimizar os recursos. Disse que o município já tem uma instituição oferecendo 35 cursos à distância universitários e cursos técnicos no município, e acrescenta que criou 10 vagas para creche.

Conforme Volmir, a proposta futura é gerar condições para que o jovem depois do ensino infantil e fundamental possa fazer a sua faculdade através de uma bolsa universitária, para quem não tem condições.   

Habitação

De acordo com Volmir as leis do Fundo Municipal de Habitação foram criadas no seu mandato e que criou o Conselho Municipal de Habitação e o Fundo Municipal de Habitação, que tem regulamento próprio e as formas de distribuir os recursos.

Conforme Jairo, no seu governo foram feitos mais de 300 auxílios para reformas e novas casas e quer fazer a regularização fundiária a partir de 2021.  

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;